AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sexta-feira, 18 de novembro de 2022

DA AVALIAÇÃO DE PROFESSORES

 Hoje, muitos professores, entre outros profissionais da administração pública, estarão a realizar greve face à situação profissional que vivem e que se tem vindo a degradar.

Umas das questões sempre envolvidas é a questão da avaliação que desde há muito é objecto de polémica e discussão e assim continua a ser.

Uma das questões críticas num sistema de educação é que uma classe que assume a enorme e insubstituível função na construção do futuro, precisa, para além da competência evidentemente, de ter a confiança da comunidade, ser valorizada e reconhecida nos múltiplos aspectos do seu desempenho, bem como regulado e avaliado o seu desempenho de forma justa e competente.

Quem acompanha o universo da educação conhece a polémica em que a avaliação de professores tem estado permanentemente envolvida e assim parece continuar.

Uma das questões mais discutidas e que muitas vezes aqui tenho abordado é a definição de quotas em matéria de avaliação que se repercute na atribuição dos níveis qualitativos superiores com consequências que envolvem profunda injustiça.

Na verdade, continuo com uma enorme dificuldade em perceber como se pode promover o mérito se, simultaneamente, se definem quotas para a excelência. Mais uma vez vejamos. Se um qualquer profissional, à luz dos critérios, sejam quais forem, que avaliam a qualidade do seu desempenho, merecer uma avaliação de excelente, tem, necessariamente, de obter esse patamar, dizer-lhe que é excelente, mas já não cabe na quota de excelência é atacar o mérito e incentivar a desmotivação.

O cenário actual abra a porta múltiplas abordagens, a um enorme risco da arbitrariedade e, naturalmente à inaceitável situação de professores com excelente trabalho se verem impedidos de que esse trabalho seja reconhecido, por vezes com a conivência de colegas e direcções.

São recorrentes as referências a situações que acontecem nas escolas e que são todo menos um processo justo e transparente, qualidades imprescindíveis a qualquer sistema da avaliação de profissionais.

Do meu ponto de vista, a insistência na manutenção de quotas é manter um terrível equívoco que se pode traduzir, simplificando, no enunciado, “és excelente, tem paciência, mas já não cabes”.

Não entendo. Ou será que entendo e não gosto do que creio entender.

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