AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 27 de junho de 2022

DAR O SALTO

 Estão a decorrer os exames finais do secundário. Dentro de pouco tempo milhares de jovens vão fazer escolhas. Lembrei-me de uma história.

Era uma vez um Rapaz que vivia numa família curiosa. Desde pequeno o Rapaz começou a ouvir os pais a dizer e a esperar, que tudo o que o Rapaz fizesse deveria ser sempre muito bem feito. Era preciso dar o salto, diziam eles, querendo significar que o Rapaz não podia ser como os outros, tinha de ser melhor, sempre.

Quando entrou na escola o Rapaz ia cumprindo de forma positiva a tarefa de aprender, mas todos os dias os pais lhe lembravam que ele tinha de ser mais perfeito, de preferência o melhor, ou seja, tinha de dar o salto.

O Rapaz, como quase todos os rapazes, ia tentando corresponder e esforçava-se para melhorar o seu desempenho na generalidade das tarefas, mas no fim, lá ouvia que podia fazer melhor, era preciso dar o salto.

Ao chegar à adolescência e ao tempo das escolhas, para dentro e para fora, o Rapaz começou a pensar na narrativa que o levaria ao futuro. Desde logo foi ouvindo dos pais que aquela escolha, aquelas escolhas, eram a escolha dos medíocres, dos que não chegariam a lado nenhum, dos que, claro, não davam nem nunca dariam o salto. A situação não ficou fácil, de um lado, o seu, o Rapaz sentia a pressão de escolher o caminho que queria percorrer, do outro, uma pressão cada vez mais pesada no sentido de dar o salto, a grande e contínua exigência dos pais.

Um dia, o Rapaz decidiu-se. Deu o salto, um enorme e definitivo salto.

Sem comentários:

Enviar um comentário