AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

domingo, 9 de janeiro de 2022

O REGRESSO À ESCOLA, SÓ APRENDE QUEM SE RI

 Amanhã teremos crianças e adolescentes e jovens de regresso à escola, mais uma situação atípica nestes dois anos infernais.

Não sendo um dos milhões de especialistas em saúde pública quero acreditar que os riscos de perturbação possam ir diminuindo, quer pela melhoria dos indicadores relativos à pandemia associados às suas características e aos efeitos da vacinação, quer pela alteração de regras para gerir eventuais casos de infecção. Talvez esteja a considerar os meus desejos como a realidade, o que, aliás, é frequente nos discursos em educação, mas a ver vamos.

Na linha do que cada vez mais tem sido divulgado, para além do impacto nas aprendizagens precisamos de estar particular atentos ao bem-estar dos alunos.

A experiência já vivida com os períodos de confinamento total por que passaram milhões de crianças e adolescentes em todo o mundo com o encerramento de escolas e, praticamente, de todos os serviços da comunidade de que são utentes, não podia deixar de ter implicações no seu bem-estar.

Desde logo e naturalmente pelo impacto no seu trajecto educativo e de aprendizagem, mas também no seu bem-estar, na sua saúde mental. Aliás, também nos adultos é considerável este impacto.

O confinamento a que foram sujeitos em contextos familiares em que nem sempre os factores de protecção equilibravam os factores de risco, sustentou mudanças no seu bem-estar e comportamentos e a emergência de quadros de risco que agora viajam na "mochila" que os alunos carregam para a escola.

Já são conhecidos muitos trabalhos que mostram esse efeito o que, naturalmente, aumenta a importância do retorno às escolas, mas, simultaneamente, a necessidade de que as comunidades educativas tenham os recursos ou dispositivos de acesso a esses recursos que acomodem as situações de vulnerabilidade psicológica em que muitos alunos retornam às escolas. As crianças e adolescentes com necessidades específicas estarão muito provavelmente em situação de risco acrescido. A este propósito é interessante a entrevista de Teresa Freire no DN.

Crianças e adolescentes são mais resistentes do que, por vezes, parecem, felizmente. No entanto, como já tenho escrito, importa um ambiente sereno que tranquilize e apoie alunos e pais no regresso e, naturalmente, a existência dos apoios adequados à promoção do seu trajecto educativo e desenvolvimento. É ainda necessário recordar que também professores e todos os que estão nas escolas precisam dessa tranquilidade para que possam ter mais bem-estar e melhor ensinem, apoiem e aprendam.

Estava a escrever isto e a recordar, mais uma vez a expressão que ouvi em Moçambique ao Velho Carlos Bata, “as crianças só aprendem quando se riem” e, digo eu, só se riem quando estão bem.

Não temos, longe disso, uma etapa fácil pela frente, mas temos de investir no empenho e nos recursos de diferente natureza para que não tenhamos um futuro de risco que defina a geração Covide-19.

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