AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

domingo, 28 de fevereiro de 2021

EDUCAÇÃO FAMILIAR EM TEMPOS CONFINADOS

 A situação que vivemos, apesar de já não constituir uma experiência inédita na sua dimensão e impacto, continua a colocar desafios de enorme complexidade.

No universo da educação, escolar e familiar, as alterações introduzidas envolvendo crianças, adolescentes e jovens o cenário é ainda mais exigente para todos.

Apesar de aparentemente podermos ter um horizonte não muito distante para que os mais novos voltem à escola e dadas as múltiplas implicações regularmente referidas, retomo umas notas breves sobre a educação familiar em tempos de confinamento e ensino não presencial.

Os alunos, da creche ao superior, estão em casa bem como parte significativa dos pais e desde logo importa sublinhar que não existe manual de instruções para lidar com uma experiência desta natureza como, aliás, também não existe em qualquer circunstância.

A situação gera um quadro complexo envolvendo variáveis como tipologia das famílias (monoparentais ou em guarda partilhada), número e idade dos filhos, existência de crianças ou adolescentes com necessidades especiais, espaços da habitação, situação dos pais (em apoio familiar, em teletrabalho), para além de aspectos que têm sido particularmente referidos como desigualdades nas famílias nos recursos, na acessibilidade à net ou no nível de literacia digital e geral.

Neste quadro podem ainda emergir questões de natureza mais psicológica, stresse, ansiedade ou risco de conflitualidade, embora também possamos acreditar no reforço dos níveis de comunicação.

Acresce que não existem dois contextos familiares iguais, mais do que tentar a tarefa impossível e errada de mostrar uma receita para pais julgo ser possível apresentar alguns princípios orientadores que, adaptados conforme as idades e circunstâncias que já referi, podem contribuir para dias tão serenos quanto possível. Dificilmente o serão como os desejaríamos, mas crianças e adultos são resilientes e com capacidade de aprendizagem e adaptação.

Uma primeira ideia remete para a utilidade da definição de rotinas ajustadas à(s) idade(s) dos filhos e necessidades dos pais. Em muitos contextos familiares pode não ser uma tarefa fácil, antes pelo contrário, mas rotinas ainda que com flexibilidade são essenciais como organizadoras e reguladoras do nosso comportamento dos mais novos. Nestas rotinas incluem-se tanto o brincar como o estudar conforme as idades e as actividades e calendários estabelecidos pelos professores no âmbito do ensino não presencial.

Estas rotinas, com flexibilidade, insisto, podem também contribuir para promover maior autonomia nas crianças mais novas “aliviando” os pais. Eventualmente, sendo possível e estando disponíveis, os irmãos podem ser envolvidos em algumas actividades tendo os mais velhos um papel de “tutoria”.

O grau de autonomia, de concentração nas actividades ou as motivações são, evidentemente, variáveis com a idade, aliás este aspecto deveria ser mais bem considerado nas actividades do ensino não presencial. Assim, devem ser adequadas na duração e na natureza e estimular a autonomia. Parece ainda necessário estar atento aos riscos que uma exposição excessiva das crianças mais pequenas aos ecrãs que, mais do que nunca, são o companheiro do lado.

Parece-me importante que os mais novos sejam esclarecidos sobre dúvidas que possam existir face ao que ouvem, vêem, à sua volta, levando em conta a idade e natural curiosidade. No entanto, importa ser económico e simples nas abordagens minimizando ansiedade ou medo indefinido que um “excesso” de informação ou a audição de conversas entre adultos pode instalar.

É importante uma comunicação estreita e regular, oportuna e não intrusiva com os professores de forma a desenvolver dispositivos de apoio recíproco. Ter alunos, sobretudo os mais novos, do outro lado de um ecrã não é o mesmo que numa situação presencial e mais duradoura.

Parece-me ainda necessário que estejamos atentos e desejavelmente serenos pois a situação, só por si, pode ser geradora de intranquilidade e fonte de ansiedade e stresse. Uma dessas fontes de inquietação será a questão da aprendizagem escolar, mas creio que, sobretudo com os mais novos, deveremos ser prudentes e optimistas, terão sempre hipótese de recuperar algo que agora não foi tão “bem aprendido”. O mais importante será manter uma relação regular e positiva com as tarefas escolares, com os professores e com a escola. Assim, as aprendizagens irão certamente surgir e a tempo. Nos alunos mais crescidos e com maior autonomia, a sua experiência e o apoio dos professores conduzirão a nau a bom porto.

Como disse, não existe um manual para lidar eficaz e tranquilamente com esta situação em que estamos permanentemente a aprender.

No entanto, acredito na resiliência da generalidade dos pais e das crianças e jovens como também acredito que os pais vão encontrar forma de lhes dar a mão na travessia destes tempos difíceis.

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