AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 11 de agosto de 2020

O TRANSPORTE PARA A ESCOLA, O TRANSPORTE PARA O FUTURO

Como é sabido modelos de desenvolvimento económico e social centralizados e inadequados têm promovido a litoralização e desertificação do interior. Por outro lado, as políticas públicas não contrariaram este processo, antes pelo contrário, sustentam-no fechando os equipamentos sociais, incluindo as escolas, uma das formas evidentes de fixação das pessoas. Desta forma criou-se assim um ciclo sem fim, as pessoas partem, fecham-se equipamentos, as pessoas não voltam ou continuam a partir. E este processo de definhamento vai-se alastrando

Torna-se fundamental e urgente a coragem e a visão para outros caminhos.

No que respeita ás escolas, tenho-o afirmado com frequência, a concentração excessiva de alunos em centros educativos ou mega-agrupamentos não ocorre sem riscos, tornam-se mega-problemas. Para além de aspectos como distância a percorrer, tipo de percurso e apoio logístico, importa não esquecer que escolas demasiado grandes são mais permeáveis a insucesso escolar e exclusão, absentismo, problemas de indisciplina e outros problemas de natureza comportamental como bullying.

Neste cenário, a decisão de encerrar escolas não deve ser vista exclusivamente do ponto de vista administrativo e económico, não pode assentar em critérios generalizados esquecendo particularidades contextuais e, sobretudo, não servir como tudo parece servir em educação, para o jogo político.

Neste contexto não se estranha a notícia de hoje do JN sobre os custos enormes que as autarquias assumem com os transportes das crianças para as escolas e a probabilidade de que devido às questões de saúde pública os custos aumentem com a necessidade aumento de percursos necessários.

É, tudo tem custos. No entanto e para além do ajustamento que ainda poderia ser realizado nas políticas de desenvolvimento e qualificação do interior, os custos da distância a que os alunos ficar da escola são muito mais significativos.

Os últimos meses mostraram como uma escola à distância pode aumentar a distância para a escola. A verdade é que a distância para a escola está associada à distância para o futuro. É que este passa pela escola.

Sem comentários:

Enviar um comentário