AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 4 de abril de 2020

3º PERÍODO, AVALIAÇÃO E CURRÍCULO

Ao que a imprensa de hoje divulga está a ser preparado o recurso ao modelo Telescola para em conjunto com as modalidades de ensino à distância já em utilização no final do 2º período apoiar os alunos até ao 9º ano na aprendizagem escolar até final do ano lectivo.  Não é conhecido ainda o modelo a implementar, a experiência de há décadas envolvia a mediação presencial por professores.
Parece-me de registar qualquer iniciativa que contribua para minimizar os riscos das dificuldades dos alunos geradas pela desigualdade de recursos, constrangimentos na acessibilidade à net, menor literacia digital e geral do contexto familiar, dinâmicas e especificidades de cada família, etc. No entanto, também é necessário insistir na necessidade de, tanto quanto possível dotar escolas, famílias e comunidades dos meios e recursos necessários para encurtar a "distância".
Parece-me também que a experiência já realizada com o ensino à distância em situação de emergência nas semanas anteriores ajudará a construir uma resposta mais próximo das necessidades pese as enormes dificuldades que continuarão a existir. A escola, a sala de aulas, como a conhecemos e da qual alguns estudos mostram que os alunos já têm saudades, é insubstituível, sobretudo nos alunos mais novos. O professor, a sua presença e proximidade, para além da competência, naturalmente, é e provavelmente continuará a ser por muito tempo uma variável com um peso muito significativo na qualidade dos processos educativos, sobretudo durante os primeiros anos de escolaridade. Nesta fase o mundo digital será uma ferramenta muito importante, para alguns imprescindível, mas não uma alternativa que chegue a todos com equidade.  
Por outro lado, para além de tornarmos mais robusto e diversificado o dispositivo de apoio às actividades que minimize o risco de exclusão julgo que será necessário um entendimento alargado sobre duas questões centrais, a avaliação e a gestão curricular sempre considerando sobretudo o ensino básico, 1º e 2º ciclo em particular.
A questão da avaliação tem sido recorrentemente referida discutindo-se como e quando realizá-la.
A avaliação é imprescindível como reguladora em todos os processos de ensino e aprendizagem e assume contornos particulares conforme os anos de escolaridade e natureza da avaliação, interna, externa, provas de aferição ou exames nacionais, sobretudo no secundário devido ao peso que assumem no acesso ao ensino superior. Acresce no actual cenário a avaliação não presencial e a forma como poderá ser regulada.
Por outro lado, considerando a situação excepcional creio que precisamos de nos entender sobre o que avaliar, ou seja, que gestão dos programas e currículo procuraremos desenvolver.
Que competências e saberes decorrentes dos conteúdos curriculares estão a ser adquiridas em função das circunstâncias que acima referi, uma enorme diversidade nos contextos familiares, nos recursos e competências disponíveis, a diversidade do trabalho realizado por escolas e professores em situações múltiplas na natureza, actividades, meios utilizados, duração, dispositivos de apoio, etc.
O esforço será no sentido do cumprimento “integral” dos programas? Dependerá dos ciclos e anos de escolaridade? Teremos as actividades mais dirigidas para “consolidação” e menos peso em “matéria nova? E realizam-se as provas de aferição ou os exames nacionais, sobretudo no básico?
Sim, é necessário avaliar, mas avaliar o quê e como? Avaliar o que avaliaríamos num cenário de “normalidade” com a adaptação possível de dispositivos e suportes? 
Como regular e promover equidade também na questão da avaliação.
Já temos a experiência do final do segundo período, temos desafios enormes pela frente, as respostas não são fáceis, antes pelo contrário, mas nesta questão importa, do meu ponto de vista, minimizar o risco da pulverização de entendimentos sobre o “que fazer” e “como fazer”.
A autonomia das escolas é importante, nenhuma dúvida sobre isto, mas importantes também me parecem algumas orientações claras, desburocratizadas, sem um entendimento "mágico" da realidade, nas quais então sim, a autonomia e iniciativa das escolas pode assentar diferenciando e optimizando iniciativas e procedimentos face às especificidades do contexto em que se inscreve.
Creio que só assim será potenciado o esforço gigantesco que professores, pais e alunos estão a desenvolver e a motivação para assim continuar.

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