AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quarta-feira, 19 de junho de 2019

DOS PROFESSORES


Na imprensa de hoje surgem diversas referências ao recentemente publicado pela OCDE, “TALIS 2018 Results (Volume I) Teachers and School Leaders as Lifelong Learners”. De acordo com a apresentação, “Results from the 2018 cycle explore and examine the various dimensions of teacher and school leader professionalism across education systems.
São na verdade múltiplos os aspectos relevantes contido no estudo e um dos que a imprensa mais sublinha pelo seu impacto é a preocupante média de idades dos docentes portugueses. Os nossos professores têm em média 49 anos de idade, mais cinco anos que o verificado nos países da OCDE que participam no TALIS. No mesmo sentido, 47% dos docentes em Portugal têm 50 anos ou mais face à média de 34% verificada na OCDE.
Esta questão não é nova, longe disso, também a OCDE já em 2018 no “Reviews of School Resources: Portugal 2018”, os dados mais recentes da Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência e estudos do CNE têm vindo a alertar para o envelhecimento brutal da classe docente e as potenciais consequências negativas e que se agrava a cada ano que passa. Como escrevi várias vezes a este propósito, num país preocupado com o futuro o cenário existente faria emitir, como agora se usa, um alerta vermelho e agir em conformidade. Neste sentido insisto em notas repescadas.
Com os dados disponíveis, muito provavelmente, durante a próxima década precisaremos de renovar metade da classe docente.
A este perfil etário dos docentes acresce que como é reconhecido em qualquer país, a profissão docente é altamente permeável a situações de burnout, estado de esgotamento físico e mental provocado pela vida profissional. Esta associação compõe uma situação mesmo preocupante.
Na verdade, este cenário só pode surpreender quem não conhece o universo das escolas, como acontece com boa parte dos opinadores que pululam pela comunicação social perorando sobre educação e sobre os professores.
Também se sabe que as oscilações da demografia discente não explicam a saída de milhares de professores do sistema, novos e velhos, como também não explicam a escassíssima renovação, contratação de docentes novos. Sem estranheza, no universo do ensino privado é bastante superior a presença de docentes mais jovens. Não esqueçamos ainda a deriva política a que o universo da educação tem estado exposto nas últimas décadas, criando instabilidade e ruído permanente sem que se perceba um rumo, um desígnio que potencie o trabalho de alunos, pais e professores. Acresce que sucessivas equipas ministeriais têm empreendido um empenhado processo de desvalorização dos professores com impacto evidente no clima das escolas e nas relações que a comunidade estabelece com estes profissionais.
Sabemos que os velhos não sabem tudo e os novos nem sempre trazem novidade. Mas também sabemos que qualquer grupo profissional exige renovação pelas mais variadas razões como as de natureza emocional, de suporte, partilha de experiência ou pela diversidade.
Com a previsível aposentação de milhares de professores num prazo relativamente curto teremos uma significativa falta de docentes. O problema é que muito pelo contributo de opinadores e por efeitos de algumas das políticas públicas em matéria de educação a profissão de professor perdeu capacidade de atracção.
A renovação acelerada que será necessária corre o risco de não encontrar novos docentes disponíveis. Aliás, já durante este ano lectivo tem sido noticiada a dificuldade de encontrar docentes em alguns grupos disciplinares.
Seria desejável que não nos esquecêssemos que os sistemas educativos com melhor desempenho são também os sistemas em que os professores são mais valorizados, reconhecidos e apoiados.
Voltaremos a alguns dados do TALIS 2018.

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