Era uma vez um miúdo chamado
Diferente. Quando chegou a altura de ir para a escola os Iguais pensaram que
talvez fosse boa ideia o Diferente ir para a escola onde andavam os
Iguaizinhos, os filhos dos Iguais.
Ao entrar na escola o Diferente
achou, ainda não tinha visto muitos, que os Iguaizinhos que lá andavam também
eram diferentes, isto é, não eram como ele, mas não, os Iguais explicaram aos
Iguaizinhos que apenas o Diferente era Diferente, eles eram Iguaizinhos.
Assim, o Diferente foi para uma
sala e os Iguais não sabendo muito bem o que fazer com um Diferente acharam
melhor não fazer muita coisa, deram-lhe um brinquedo para estar entretido e aos
Iguaizinhos ensinavam coisas da escola. O Diferente sentia-se aborrecido porque
também gostava de aprender coisas da escola.
Aos intervalos, os Iguaizinhos
iam brincar para o recreio e como os Iguais lhes tinham dito que aquele colega
era um Diferente, achavam que talvez ele não soubesse brincar e, por isso, não
brincavam com ele. O Diferente sentia-se triste porque gostava de experimentar
brincar daquela maneira que os Iguaizinhos brincavam mas ficava num canto a
olhar.
Na altura do almoço e dos
lanches, os Iguais, temendo que o Diferente pudesse não estar à vontade
sentavam-no num canto do refeitório a ver os Iguaizinhos a comer e a conversar
o que o deixava pouco satisfeito.
Às vezes, os Iguais levavam os
Iguaizinhos a passeios e a visitas mas como pensavam que o Diferente poderia
não gostar ou sentir-se bem, deixavam-no na escola com o seu brinquedo. O
Diferente não percebia porque não o levavam com os Iguaizinhos naquelas saídas.
Assim eram os dias do Diferente,
naquela escola onde os Iguais, de tão cuidadosos e preocupados com ele, não
deixavam que nada lhe acontecesse, mesmo nada, nem a vida.
Sim, realmente é o que acontece na maioria dos casos, é mais confortável e menos trabalhoso para todos os iguais reagirem assim... Este comportamento é perfeitamente negativo, não ajuda em nada estas crianças a crescerem e a tornarem-se elementos pró-ativos na sociedade dita inclusiva.
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