AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 29 de maio de 2018

CRÓNICA DE UMA GREVE ANUNCIADA


Era uma greve anunciada. As maiores associações sindicais representativas dos professores anunciaram uma greve no período de avaliações que se avizinha mas sem colidir com as avaliações dos anos em que existem exames nacionais.
Como não podia deixar de ser o anúncio da realização da greve desencadeia a habitual onda de “indignação” que incluem os lamentáveis comentários, insultuosos, injustos e ignorantes para a grande maioria dos professores. Uma passagem rápida pelas caixas de comentários da imprensa online relativas à notícia é elucidativa. 
Não está em causa a liberdade de opinião e de expressão mas torna-se difícil acreditar que quem produz certo tipo de comentários alguma vez tenha conhecido professores ou, no mínimo, tenha filhos que frequentem ou tenham frequentado a escola. Sinais dos tempos, mais um.
Algumas notas.
Em primeiro lugar é difícil realizar uma greve que não tenha algum impacto na comunidade, esse é, justamente, uma das componentes do próprio processo da greve, seja em que sector de actividade for.
Parece-me também claro que os professores, na sua esmagadora maioria, prefeririam certamente não sentir motivos para realizar a greve, portanto, criar algumas dificuldades a pais e alunos certamente e ao seu próprio trabalho, as avaliações serão necessariamente realizadas.
É também claro que muitos professores se sentem suficientemente maltratados por alguns aspectos das políticas que os envolvem para que possam enveredar pela greve, dentro do quadro legal existente, com as consequências previsíveis.
Embora tenha opinião, não me pronuncio sobre a bondade ou justificação dos protestos no plano estritamente profissional dos professores, mas também afirmo muitas vezes que alguns dos problemas que sentem são também problemas nossos na medida em algumas das medidas de política que os envolvem também têm consequências na qualidade do seu trabalho, na qualidade da escola pública e, portanto, no bem-estar e futuro dos alunos.
Também não esqueço a sempre presente componente de luta partidária e como o universo da educação é um palco privilegiado desta luta.
O que me parece de facto curioso é a proliferação de discursos sobre os efeitos da greve dos docentes, designadamente no que respeita a perturbações envolvendo a instabilidade para alunos os alunos e que são proferidos pelas mais diversas vozes e em diferentes tons.
Como já escrevi, é óbvio que a maioria dos professores não quereria sentir motivos para realizar a greve com os constrangimentos que dela poderão resultar. O que tenho alguma dificuldade em perceber é como pode uma greve de professores não ter impacto nos alunos. Provavelmente só mesmo realizada nas férias o que parece uma hipótese remota. O recurso à greve assenta, justamente no impacto que ela tem, não há volta a dar.
No que se refere à instabilidade e considerando experiências anteriores, alguns dos discursos e políticas da tutela, por umas razões, por parte dos representantes dos professores e dos próprios professores (nem sempre coincidem), por outras razões, e ainda pelos pais ou seus representantes, ainda por outro conjunto de razões, talvez sejam mais susceptíveis de criar maior instabilidade nos alunos. Eles aguentam, como diria uma das figuras que anda por aí.
Parece-me importante afirmar esta confiança nos alunos e nas suas competências e capacidades.
O que parece menos positivo é o constante discurso de diabolização dos professores que também recebe um fortíssimo contributo por parte de algumas afirmações dos que os representam e que degradam, enfraquecem, a imagem social dos docentes com reflexos sérios e negativos na relação que a comunidade estabelece com eles.
Entregamos todos os dias os nossos filhos nas mãos de uma classe que para cumprir o seu enorme e insubstituível papel na construção do futuro, precisa, para além da competência, de ter a confiança da comunidade, ser valorizada e reconhecida nos múltiplos aspectos do seu desempenho.

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