AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 23 de setembro de 2017

DA DISCUSSÃO PÚBLICA DO REGIME LEGAL DA INCLUSÃO ESCOLAR

Vamos entrar na última semana de discussão pública do Regime Legal da Inclusão Escolar, o enquadramento normativo para a resposta educativa à diversidade dos alunos. Irá substituir o DL 3/2008 que como tantas vezes escrevi carece de alterações significativas.
Não tenho dados objectivos mas creio que como é habitual neste universo, a discussão se tem circunscrito fundamentalmente aos docentes, técnicos e pais, estruturas e entidades mais ligadas ao universo de crianças, adolescentes e jovens com necessidades especiais, a tribo como costumo designar. Gostava de estar enganado.
No início do período de discussão pública expressei o desejo de que envolvesse toda a comunidade educativa e outras instituições que de alguma forma contactam com a educação, assim teríamos uma discussão ela própria inclusiva e certamente mais rica. Disse ainda e continuo convencido que a menor participação de toda a comunidade nestas matérias constitui, aliás, uma das dificuldades para o desenvolvimento mais sólido e partilhado dos princípios e práticas de educação inclusiva.
Repito, não tenho informação sobre a amplitude do debate mas temo que tenha sido circunscrito ao habitual circuito ainda que tenha sido animado e participado o que também se deve registar.
Tenho ainda a esperança que a discussão pública possa sustentar ajustamentos na proposta que me parecem  necessários, alguns muito necessários, como também já aqui escrevi. A ver vamos
Ainda a nota de mais um contributo para esta discussão. Trata-se da posição da Pró-Inclusão, Associação Nacional dos Docentes de Educação Especial ontem divulgada.

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