AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

domingo, 20 de agosto de 2017

DOS PROFESSORES

No Público de dia 18 estava um texto de Pedro Freitas, “Teachers don’t leave our kids alone” que merece reflexão. Parte do pressuposto de que a variável professor e a qualidade do seu trabalho é, de acordo com a evidência, uma variável consistentemente associada ao rendimento dos alunos. Assim sendo e apesar da complexidade na avaliação de professores, defende que seria de considerar a hipótese da criação de incentivos aos “bons” professores. Algumas notas.
Na verdade parece claro que apesar do impacto das variáveis relativas aos alunos e contexto social, económico e cultural, o trabalho na e da escola e dos professores é um factor significativamente explicativo do sucesso dos alunos mais vulneráveis e capaz de contrariar ou minimizar o peso dessas variáveis.
Este trabalho da e na escola envolve dimensões como organização e funcionamento, clima, níveis de colaboração e cooperação, estilo e competência das lideranças, por exemplo e, definitivamente, o trabalho em sala de aula em que surge a diferença produzida pelo professor, pelos professores.
Quando abordo estas questões cito com frequência uma afirmação de 2000 do Council for Exceptional Children, "O factor individual mais contributivo para a qualidade da educação é a existência de um professor qualificado e empenhado".
No entanto, também não podemos esquecer que a existência de professores qualificados e empenhados não depende só de variáveis individuais de cada docente, decorre também de um conjunto de políticas educativas que promovam a qualificação, a motivação e a valorização a diferentes níveis do trabalho dos professores.
A valorização social e profissional dos professores, em diferentes dimensões é uma ferramenta imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade. Aliás, uma das características dos sistemas educativos melhor considerados é, justamente, a valorização dos professores.
E nesta matéria também temos muito trabalho para realizar e ideias a discutir

Sem comentários:

Enviar um comentário