AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

DAS BOAS EXPERIÊNCIAS EM EDUCAÇÃO

É sempre importante que as boas práticas e experiências que diariamente se desenvolvem em muitas das nossas escolas sejam divulgadas. Não para serem replicadas mas para serem pensadas, conhecidas, Rreconhecidas, reconstruídas e, se for caso disso, desenvolvidas com as devidas adequações noutras realidades e com outros protagonistas.
Serve esta introdução para referir a experiência hoje divulgada no JN.
A Escola Dr. Joaquim Gomes Ferreira de Valadares desenvolve há alguns e com bons resultados o Projecto Saber em que alunos do Secundário trabalham em regime de voluntariado com colegas seus do básico ajudando no estudo de diferentes disciplinas, na realização dos trabalhos de casa e na importante construção de um sentimento de envolvimento, pertença e participação na escola. Os alunos tutorandos pertencem sobretudo a contextos familiares menos favoráveis.
Os resultados têm sido positivos e os alunos, tutores e tutorandos ouvidos, realçam o impacto positivo na sua vida escolar, uns por umas razões, os outros por razões diferentes.
Esta experiência vem, mais uma vez, comprovar que os alunos, do mesmo ano, da mesma sala, ou de anos e idades diferente, podem ser bons recursos para a ensinagem e não “apenas” actores da aprendizagem.
As relações estabelecidas são de natureza diferente e os níveis de motivação podem subir face à relação com pares e não apenas com professores.
É também de sublinhar o impacto que este tipo de trabalho pode ter na cultura da escola, cooperação e apoio, no desenvolvimento, como já referi, de sentimentos de pertença, participação e suporte a dificuldades em alunos que apoiam, alunos que são apoiados e em toda a comunidade escolar.
Por último e também de considerar nos tempos que correm, trata-se de uma medida de custos económicos baixos e com retorno seguro.
É quase dispensável referir que esta experiência não significa, do meu ponto de vista, qualquer desconsideração, seja de que natureza for, antes pelo contrário, do trabalho dos professores. Julgo, aliás, que os bons resultados que se verificam também se devem justamente ao trabalho dos docentes.

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