AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quinta-feira, 4 de agosto de 2016

DA UNIVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

Como seria de esperar a anunciada universalidade progressiva da educação pré-escolar até aos três anos está experimentar dificuldades de concretização. No próximo ano lectivo, todas as crianças com quatro anos completados em 2016 deveriam encontrar resposta na rede pública o que parece não estar garantido em alguns agrupamentos.
Na altura da divulgação da intenção de promover a universalidade da educação pré-escolar sublinhei que se tratava de uma boa notícia que … já vinha tarde.
Como muitas vezes aqui tenho referido, a falta de respostas e recursos a preços acessíveis para o acolhimento a crianças dos 0 aos 3, creches ou amas, e dos 3 aos 6 anos, a educação pré-escolar, é um dos grandes obstáculos a projectos familiares que incluam filhos, levando aos conhecidos e reconhecidos baixos níveis de natalidade entre nós, 30 % das mulheres portuguesas têm apenas um filho.
A alteração dos estilos de vida, a mobilidade e a litoralização do país, levam à dispersão da família alargada de modo a que os jovens casais dependem quase exclusivamente de respostas institucionais que, ou não existem, ou são demasiado caras. Portugal tem um dos mais elevados custos de equipamentos e serviços para crianças o que é, naturalmente, um forte constrangimento para projectos de vida que envolvam filhos.
É sabido que muitas famílias estão a sentir enormes dificuldades em assegurar a permanência dos miúdos nas creches por razões económicas. As Instituições procuram, apesar das dificuldades que elas próprias enfrentam, flexibilizar, até ao limite possível, custos e pagamento tentando evitar a todo o custo que os miúdos deixem de frequentar os estabelecimentos. Aumentaram significativamente a retirada de crianças de estabelecimentos de educação pré-escolar com o acentuar da crise com picos verificados em 2011, 2012 e 2013. Acresce a quebra da natalidade que a situação induz.
Neste quadro garantir o acesso à educação pré-escolar aos três anos e criar respostas acessíveis, física e economicamente, às famílias para as crianças dos zero aos três anos é imprescindível.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...
Assim, existem áreas na vida das pessoas que exigem uma resposta e uma atenção que sendo insuficiente ou não existindo, se tornam uma ameaça muito séria ao futuro, a educação de qualidade para os mais pequenos é uma delas.
No entanto, como há algum tempo escrevi no Público, a educação pré-escolar é bastante mais que a “preparação” para a escola e não deve enredar-se no entendimento de que é uma etapa na qual os meninos se preparam para entrar na escola embora se saiba do impacto positivo que assume no seu trajecto escolar.
Na verdade, as crianças estão a preparar-se para entrar na vida, para crescer, para ser. A educação pré-escolar num tempo em que as crianças estão menos tempo com as famílias tem um papel fundamental no seu desenvolvimento global, em todas as áreas do seu funcionamento e na aquisição de competências e promoção de capacidades que têm um valor por si só não entendidos como uma etapa preparatória para uma parte da vida futura dos miúdos, a vida escolar.
Este período, cumprido com qualidade e acessível a todas as crianças, será, de facto, o melhor começo da formação institucional de cidadãos. Esta formação é global e essencial para tudo que virão a ser e a fazer no resto da sua vida.

2 comentários:

  1. Na verdade, os problemas vão além da dificuldade em garantir a entrada no pré-escolar das crianças de 3 e 4 anos. Este ano, o MEC colocou na mesma prioridade as crianças com 5 e com 4 anos, sem que tenham sido criadas vagas para estas últimas. Como resultado, houve crianças com 5 anos que ficaram de fora por terem sido ultrapassadas por crianças de 4 por, por exemplo, terem irmãos na mesma escola. Com esta medida perfeitamente irrefletida, há crianças que nunca vão ter a oportunidade de frequentar o ensino pré-escolar, a menos que as famílias possam pagar escolas privadas.

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