AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

domingo, 26 de junho de 2016

O CALENDÁRIO ESCOLAR. SEMESTRES OU TRIMESTRES?

A Associação Nacional de Directores de Agrupamentos e Escolas Públicas propõe que o ano lectivo no ensino básico e secundário se organize, tal como o ensino superior, em semestres em vez dos actuais três períodos.
Não tenho uma posição fechada e fundamentada sobre as eventuais vantagens sendo certo que existem outros sistemas em que se verifica o modelo semestral.
No entanto, creio que mesmo numa organização em três períodos a situação que me suscita mais dúvidas é o desequilíbrio que frequentemente se verifica na duração dos períodos.
Dado que a interrupção da Páscoa marca o fim do 2º período e é uma data móvel as diferenças podem ser significativas.
Considerando o próximo ano lectivo e de acordo com a Associação o primeiro período terá 67 dias de aula, o segundo 54 e o terceiro 29 dias no caso dos alunos em anos de exame, 9º, 11º e 12º.
Parece claro que esta situação não é a mais adequada.
Dada a tradição talvez não seja fácil, mudar nunca é fácil, fazer com o que o calendário escolar não esteja colado a festividades móveis.
Neste contexto, creio que vale a pena reflectir nestas matérias, ouvindo a participação dos vários actores, estudando experiências de outros sistemas e, eventualmente, de uma forma tranquila, oportuna no tempo, repensar o calendário escolar.
Nesta reflexão deveria estar incluída a discussão dos benefícios e eventuais efeitos negativos da criação de uma “pausa” a meio do primeiro período modelo existente em vários países.

2 comentários:

  1. Amigo Zé,
    Porquê trimestre ou semestre, no ensino superior ou no "inferior"? Não aprendemos 365 dias por ano, 24 horas por dia?
    Por que razão existe "ano letivo"? A inteligência dos alunos para de funcionar em Junho, para voltar a funcionar em Setembro?
    As igrejas e hospitais trabalham por trimestres, semestres, ou ficam de férias?
    Por que razão, as aulas começam todas à mesma hora? Por que razão os alunos têm de merendar e fazer chichi ao mesmo tempo, no tempo de um intervalo? Por que razão (leia-se: fundamento científico-pedagógico, ou de bom senso) os professores não gozam as suas férias em Maio, ou em Outubro?
    Abraço fraterno!
    José

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  2. Olá Zé Pacheco, como bem sabes, os caminhos da escola (e não só) têm sido um caminho de normalização apesar da afirmada e reafirmada retórica da diferenciação, abraço

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