A propósito da intenção do ME de
prolongar até ao 9º ano a designada Escola a Tempo Inteiro, o DN aborda a
questão num trabalho ao qual dei uma pequena colaboração.
Sabemos como os estilos de
vida actuais colocam graves problemas às famílias para assegurarem a guarda das
crianças em horários não escolares. A resposta tem sido prolongar a estadia dos
miúdos nas instituições escolares radicando no que considero um equívoco, o
estabelecimento de uma visão de “Escola a tempo inteiro” em vez de “Educação a
tempo inteiro”.
Ainda em termos prévios e como
sempre tenho defendido seria também importante que se alterassem aspectos como
a organização do trabalho, verificada em muitos países, que minimizassem as
reais dificuldades das famílias recorrendo, por exemplo e quando possível, a
tele-trabalho ou à diferenciação nos horários de trabalho que em alguns sectores
e profissões é possível.
Acontece que de acordo com o que
está definido legalmente a estadia das crianças e agora, provavelmente, dos
adolescentes pode atingir mais de 50 horas semanais se os pais necessitarem,
considerando horário curricular, AECs e componente de apoio à família.
É preciso o maior dos esforços,
equipamentos e recursos humanos qualificados para que se não transforme a
escola numa “overdose” asfixiante para muitos miúdos.
É verdade que existem boas
práticas neste universo mas também todos conhecemos situações em que existe a
dificuldade óbvia e esperada de encontrar recursos humanos com experiência e
formação em trabalho não curricular. Acresce que boa parte das escolas, como é
natural, têm os seus espaços estruturados sobretudo para salas de aula. Espaços
para prática de actividades desportivas ou de ar livre, expressivas, biblioteca,
auditórios, etc., etc., a existirem dificilmente poderão ser suficientes para
uma ocupação da população escolar alternativa à sala de aula.
Este obstáculo acaba por resultar
na réplica de actividades de natureza escolar com baixo ou nulo benefício e um
risco a prazo de desmotivação, no mínimo.
Já aqui descrevi o horário de um
grupo de 1º ano (crianças com 6 anos): trabalham com a professora da turma das
9h às 12 e das 13 e 15 às 15 e 15, todos os dias têm a seguir dois ou três
tempos de 45 minutos até às 17 e 30 ou 18. Como será com os alunos do 3º ciclo
cujos níveis de desenvolvimento e comportamentos são bem diferentes dos mais
pequenos colocando novos e difíceis desafios?
Por outro lado, tanto quanto o tempo
excessivo de estadia na escola, merece reflexão o risco e as implicações da
natureza “disciplinarizada” desse trabalho, ou seja, organizado por tempos, de
forma rígida próxima do currículo escolar.
A enorme latitude de práticas que
se encontram actualmente, desde o muito bom ao muito mau, sustentam a inquietação
a que acresce o modelo a definir para estruturar estas respostas, ou seja,
sendo possível no quadro actual, que entidades externas as desenvolvam como
assegurar a responsabilidade da escola e a sua autonomia?
Na verdade, embora compreendendo
a necessidade da resposta seria desejável que, tanto quanto possível se
minimizasse o risco de em vez de tentarmos estruturar um espaço que seja
educativo a tempo inteiro com qualidade, preenchido na escola ou em espaços e
equipamentos da comunidade, assistirmos à definição de uma pesada agenda de
actividades que motiva situações de relação turbulenta e reactiva com a escola.
Sendo optimista vamos esperar que
tudo corra bem, agora até ao final do ensino básico.
A ideia de "escola a tempo inteiro" é inenarrável.
ResponderEliminarA da "educação " a tempo inteiro também. Pela simples razão de não saber o que é a "educação " neste contexto.
Na escola da minha sobrinha, as crianças têm aulas das 9h/17:30 3 dias por semana, 1 dia das 9h/15h e 1 dia das 9h/12:30. As outras horas são ocupadas com AEC. Uma barbaridade a escola a tempo inteiro!
ResponderEliminarEducação a tempo inteiro é uma coisa "simples", a preocupação a TEMPO INTEIRO com a qualidade e o bem-estar na vida dos miúdos o que nem sempre se verifica a começar nas políticas educativas. Deste ponto de vista, Escola a Tempo Inteiro é um bom exemplo.
ResponderEliminarNo meu tempo havia um conceito,uma ideia,uma asneira (certamente)chamada tempos livres!
ResponderEliminarBrincar, jogar à bola, nadar no rio...
Camaratas para as escolas,já!
É isso.
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