Sem
ter realizado uma análise mais profunda ao Relatório e de forma sintética pode afirmar-se que
os resultados dos alunos são o elo mais fraco e a liderança e gestão de agrupamentos e escolas a maior
virtude, dito de outra forma, os alunos é que atrapalham, de resto, apesar de alguns problemas com "os serviços de refeitório e bufete" a coisa está bastante bem.
Por
domínios de avaliação, no Resultados dos Alunos 68,1% das apreciações são Muito
Bom e Bom, 31.2% Suficiente e 0.7% Insuficiente. Na Prestação de Serviços
Educativos, 77.1% de apreciações Bom e Muito Bom e 22.9% de Suficiente e em
Liderança e Gestão 79.9% de avaliações Bom e Muito Bom e 20.1% Suficiente.
Destacaria
ainda que as mais numerosas referências como pontos fortes são itens como
Liderança, Práticas de ensino e como segundo com mais referências como ponto
fraco os Resultados escolares.
Parece-me
ainda interessante que o pessoal docente e o pessoal não docente revelam grande
satisfação com a direcção e a gestão da escola.
Os
dados, na linha de resultados anteriores, suscitam algumas notas.
Em
primeiro lugar a constatação óbvia e envolvida em todos muitos dos itens avaliados que a
presença e o funcionamento dos alunos é que atrapalha. Não fora isso e os resultados seriam ainda
bem mais elevados.
Uma
outra nota para referir que este retrato, por assim dizer, me parece transmitir
uma visão algo enviesada das escolas e agrupamentos mas esta apreciação
genérica tem o evidente risco de ser de alguém que, apesar de procurar
acompanhar o que se passa nos contextos educativos, não deixa de estar de fora.
No
entanto, conheço os processos e metodologias da avaliação externa e,
provavelmente, radica aí alguma da minha reserva que, pode ser, repito,
desajustada.
Na
minha perspectiva, os resultados escolares dos alunos, os níveis de retenção,
os problemas de comportamento recorrentes, o clima de funcionamento das
escolas, problemas com recursos, instalações e dispositivos de apoio a alunos e professores, o número de alunos por turma, práticas de gestão e direcção conhecidas
e frequentemente reportadas, por exemplo, nas redes sociais, o baixo envolvimento
dos pais na relação com a escola, etc., etc., sugerem uma realidade um pouco
diferente da indiciada por estes resultados.
Proponho que as pessoas
que por aqui passarem e estão ligadas a contextos escolares digam alguma coisa
sobre a sua realidade e a visão sugerida nesta avaliação externa.
Estranho, por exemplo, que em alguns Agrupamentos onde os resultados são muito abaixo da média nacional, com vários casos de indisciplina, com alguns departamentos que não se sentem apoiados pela direção, nem envolvidos na vida do Agrupamento, a Liderança tenha a classificação de BOM. Não sei como um líder é Bom, quando tudo, no seu Agrupamento é classificado pela inspeção como Suficiente.
ResponderEliminarDo que vou conhecendo surgem mais estranhezas.
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