AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

AINDA OS RESULTADOS DA SINISTRA PACC

Ainda duas notas breves sobre os resultados da sinistra PACC ontem divulgados.
Deixem-me recordar dois dos 32 itens de resposta múltipla.
Item 5
A Júlia saiu de casa para visitar uma amiga: andou 1 km para oeste, 500 m para noroeste, 300 m para oeste, 500 m para sudeste e, por último, 1 km para sul.
5. Para voltar a casa pelo mesmo caminho, a Júlia necessita de andar
(A) 1 km para sul, 500 m para sudoeste, 300 m para oeste, 500 m para nordeste e 1 km para oeste.
(B) 1 km para sul, 500 m para sudeste, 300 m para oeste, 500 m para noroeste e 1 km para oeste.
(C) 1 km para norte, 500 m para nordeste, 300 m para este, 500 m para sudoeste e 1 km para este.
(D) 1 km para norte, 500 m para noroeste, 300 m para este, 500 m para sudeste e 1 km para este.
Item 6
O selecionador nacional convocou 17 jogadores para o próximo jogo de futebol. Destes 17 jogadores, 6 ficarão no banco como suplentes.
6. Supondo que o selecionador pode escolher os seis suplentes sem qualquer critério que restrinja a sua escolha, poderemos afirmar que o número de grupos diferentes de jogadores suplentes
(A) é inferior ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
(B) é superior ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
(C) é igual ao número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
(D) não se relaciona com o número de grupos diferentes de jogadores efetivos.
Na verdade, é impossível aceitar que alguém que responda erradamente a estas questões que fazem parte da essência, da alma, da função de professor possa assumir a responsabilidade de educar os nossos filhos. O Ministro Nuno Crato tem razão.
Para a “resposta extensa orientada”, "composição", a questão era:
“Como a prensa de Gutenberg, a Internet e as redes sociais permitem que muito mais gente seja capaz de comunicar mais depressa e com mais pessoas, mas isso não implica que a informação que circula seja melhor e mais útil.”
José Manuel Fernandes, Liberdade e informação, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos, 2011, p.90
No texto acima transcrito, depois de mencionar algumas vantagens evidentes das tecnologias da informação, José Manuel Fernandes suscita uma interrogação sobre a forma como essas tecnologias são utilizadas.
33. Escreva um texto em que exponha a sua opinião sobre a perspetiva expressa por este autor, fundamentando-a através de uma linha argumentativa coerente
A questão para elaborar a "composição" também é muitíssimo relevante, é actual e corresponde, aliás, à discussão do pensamento de um dos grandes pensadores e investigadores portugueses sobre o universo da educação, José Manuel Fernandes.
Na verdade,  o termo tristeza se bem que adequado a esta circunstância peca por simpático embora me cause mesmo tristeza. Na verdade, um Ministro da Educação entender que esta Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades é uma indignidade para além da incompetência, é uma humilhação e um insulto para uma classe que, de facto e por motivos desconhecidos, Nuno Crato despreza profundamente mas da qual não pode prescindir.
Não foi por hábito ou lapso que uma assistente operacional de uma escola onde se realizou a PACC em Dezembro solicitou aos professores “Meninos, faz favor de fazer fila indiana sem stress”. Este discurso é coerente com as instruções que os professores, repito, os professores, receberam para responder à sinistra Prova.
Espanto, tristeza, indignação e revolta é o que ficam, para além dos efeitos dos resultados.
Uma nota final mais positiva. A esmagadora maioria dos docentes que trabalham nas escolas públicas, e não só, do nosso sistema educativo é gente mais competente e mais qualificada do que este insulto pretende comprovar da forma mais inadequada que se pode imaginar.
Ainda bem para os nossos filhos e netos.

2 comentários:

  1. Relacionando o "post" anterior com este, ocorre-me partilhar o que muitas vezes tenho pensado: que responderiam muitos dos nossos governantes, como Passos Coelho e Nuno Crato, por exemplo, se fossem confrontados com o desafio de preencherem os espaços em branco do seguinte texto com a palavra adequada ao sentido global? Será que não reprovariam no teste?!

    «A Verdade e a _____________

    A Verdade visitava os homens; sem roupas e sem adornos, tão nua quanto o seu nome. E todos os que a viam viravam-lhe as costas de vergonha ou de medo e ninguém lhe dava as boas vindas.

    Assim a Verdade percorria os confins da Terra, rejeitada e desprezada.
    Numa tarde, muito desolada e triste, encontrou a _____________ que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
    - Verdade, porque estás tão abatida? - perguntou a _____________.
    - Porque devo ser muito feia já que os homens me evitam tanto!
    - Que disparate - riu a _____________ - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
    Então a Verdade pôs algumas das lindas vestes da _____________ e, de repente, por toda a parte onde passava era bem vinda.

    Então a _____________ falou:
    - A verdade é que os homens não gostam de encarar a Verdade nua; eles preferem-na disfarçada!»

    (autor desconhecido)

    Pois é, a argumentação/ actuação de cada um destes ministros dava uma bela parábola, sim senhor! (desta vez como nome comum e não próprio)

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  2. Já tenho referido por aqui a pertinência de uma PACC para as lideranças políticas

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