AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 16 de setembro de 2014

LEITORES, LIVROS, EDITORAS, LIVRARIAS

"Há menos editoras, menos livrarias e vendem-se menos livros em Portugal"

Segundo um estudo hoje divulgado realizado soa responsabilidade da Associação Portuguesa de Editores e Livreiros baixou o número de editoras, de livrarias e também se venderam se estão a vender menos livros. Em 2013 a venda de livros em Portugal caiu 4,6%, o que não surpreende. Algumas notas.
Antes de um reflexão mais centrada nos livros parece-me de sublinhar que nós portugueses apresentamos dos indicadores mais baixos da União Europeia no que respeita ao consumo de bens culturais. Actividades como leitura, cinema e outros espectáculos culturais, visitas a museus e exposição não fazem parte de forma significativa dos nossos hábitos, mais destinados ao consumo de televisão.
Os especialistas sustentam que esta situação, para além dos efeitos da crise na alteração de consumos, remete para aspectos de natureza educativa e para a política relativa à cultura e à sua valorização que tem sido seguida.
No que respeita à leitura e ao mercado livreiro, área que conheço um pouco melhor, e que está também em recessão como os dados hoje divulgados comprovam, importa referir que, de uma forma geral, os bens culturais em Portugal, quando relativizados aos orçamentos familiares médios, são um mercado caro, veja-se o preço dos livros, dos CDs ou dos espectáculos. A este cenário acresce o impacto, designadamente no número de livrarias, da subida dos e-books ou da venda de livros através da net ou em locais menos "tradicionais" , as grandes superfícies comerciais. Assim como no cinema temos cada vez menos salas de cinema mas salas onde se passam filmes (com ou sem pipocas), também vamos deixando de ter livrarias mas sítios onde se vendem livros no meio de milhentas outras coisas.
O universo da cultura vive e vai viver numa apagada e vil tristeza orçamental. Sabe-se como os museus têm dificuldade em manter portas abertas, para não falar dos problemas com investimentos e manutenção nos respectivos espólios. Muito do que se realiza em Portugal em matéria de cultura está dependente de apoios privados, carolice e mecenato e do que ainda algumas autarquias conseguem promover com orçamentos cada vez mais apertados. A crise instalada, com o abaixamento significativo do rendimento das famílias, agrava, naturalmente, a situação.
Por outro lado, e no que respeita ao mercado livreiro, creio que uma das grandes razões para o preço dos livros será o reduzido volume de consumo desse bem por parte do cidadão comum. De facto, à excepção de alguns, poucos, nomes, edições reduzidas dificultarão, por questões de escala, o abaixamento do preço. Algumas editores ou grupos editoriais têm experimentado o lançamento de colecções com obras a mais baixo custo, mas muitos dos potenciais compradores dessas obras, já as terão adquirido pelo que, mais uma vez será difícil que sejam bem sucedidas essas edições. Se considerarmos o caso particular da poesia a situação pode ser um pouco mais negra, basta atentar nas montras ou nas listas dos mais vendidos num mercado gerido por meia dúzia de pontos de venda que asseguram o grosso do "rendimento" e por uma distribuição que trata, muitas vezes, o livro como apenas um produto e não o distribui como um "bem".
No entanto, penso que a grande aposta deveria ser no leitor e não no livro, ou seja, criando mais leitores, talvez as edições, que poderiam em todo o caso ser menos exigentes em papel e grafismo, ficassem mais acessíveis como se verifica noutros países. Esta batalha ganha-se na escola, na educação, e na comunicação social que, sobretudo a televisão, não valorizam como seria desejável os bens culturais. 
Estaremos certamente de acordo que um leitor se constrói desde o início do processo educativo. Desde logo assume especial importância o ambiente de literacia familiar e o envolvimento das famílias neste tipo de situações, através de actividades que desde a educação pré-escolar e 1º ciclo deveriam, muitas vezes são, estimuladas e para as quais poderiam ser disponibilizadas aos pais algumas orientações.
Nos primeiros anos de escolaridade é fundamental uma relação estreita com a leitura, não só com os aspectos técnicos, por assim dizer, da aprendizagem da leitura e da escrita da língua portuguesa, mas um contacto estreito e regular com a actividade de leitura, seja do que for, considerando motivações e culturas diferenciadas apresentadas pelos alunos. 
Só se aprende a ler, lendo, só se aprende a escrever, escrevendo, etc. Neste contexto, não posso deixar de ficar um pouco preocupado com o rumo da educação escolar. Centrando-me no 1º e 2º ciclos, com a introdução das metas de aprendizagem com os conteúdos e na quantidade definida, é minha convicção, pouco espaço existirá para actividades como leitura livre e a descoberta tranquila do prazer de ler.
É certo que existe em actividade o Plano Nacional de Leitura que, parece, estará a dar alguns resultados, mas repare-se como na comunicação social televisiva generalista o livro está praticamente ausente ou no número sempre em baixa de leitores jornais e revistas que é dramaticamente pequeno.
Insisto, é um problema de leitores, não de livros.

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