"Quase dois terços dos professores admitem que a motivação para estar na escola diminuiu nos últimos anos"
Segundo um estudo coordenado pela
Universidade do Minho, cerca de dois terços dos professores sentem a sua
desmotivação profissional a crescer embora a maioria mantenha o empenho no
trabalho com os alunos terços dos professores. Algumas notas.
Como já aqui tenho referido, o
clima vivido nas escolas nos últimos anos, sobretudo a partir da passagem de
Maria de Lourdes Rodrigues pela 5 de Outubro, tem vindo a degradar-se
produzindo desânimo, desmotivação, cansaço e a saída antecipada de milhares de
professores mesmo implicando a perda de condições económicas que, aliás,
afectaram todos os docentes.
Uma primeira nota importante e de
carácter genérico relativa ao desgaste da imagem social dos professores. Como
muitas vezes tenho afirmado, os ataques, intencionais ou não, à imagem dos
professores, incluindo parte do discurso de responsáveis da tutela, anteriores
ou actuais, algum do discurso produzido pelos próprios representantes dos
professores e também o discurso que muitos opinadores profissionais,
mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a escola,
contribuíram para uma desvalorização significativa da imagem social dos
professores, fragilizando-a seriamente aos olhos da comunidade educativa,
designadamente de alunos e pais. Este cenário não pode deixar de se repercutir
no trabalho diário nas escolas.
Quando ouvimos discursos de
professores, faço-o regularmente e não me refiro aos discursos previsíveis de
dirigentes sindicais os testemunhos do clima vivido em muitas escolas pode ser sintetizado
em duas palavras referidas sem ordem de importância, desesperança e indignação
que resumem o ano agora a terminar e que tomaram conta das escolas nas palavras
faladas, choradas, por muitos professores, estou a falar de Professores, não de
"técnicos de educação" que sentem a dignidade atropelada.
Para além das ignorantes e
demagógicas apreciações por parte de opinadores que por isso mesmo, ignorância
e demagogia, ou por agendas implícitas, os últimos anos anos lectivos por questões
decorrentes das PECs - Políticas Educativas em Curso criou-se um ambiente extraordinariamente
pesado e pouco amigável para o bom trabalho de direcções, professores,
funcionários, alunos e pais.
O arranque do ano lectivo e o
inenarrável e arrastado processo de colocação de professores, com a definição
dos descartáveis "horários zero", as incompetências, as injustiças
conhecidas foi infernal.
O constante discurso ameaçador da
dispensa dos docentes alicerçada numa demagógica utilização dos números da
demografia, instalou um clima de apreensão e insegurança devastadores, com
milhares de professores a ficar de fora e muitos outros a sentirem-se intimidados,
não porque não sejam competentes, a maioria é, não porque não sejam
necessários, muitos são, mas porque é preciso cortar, custe o que custar. A
unidade de gestão do sistema educativo passou a ser a "hora docente"
pelo que a política educativa se transformou num exercício contabilístico.
O aumento do número de alunos por
turma criou turmas quase sempre lotadas ou mesmo sobrelotadas, professores com
muitas turmas e centenas de alunos, sendo que alguns ainda se deslocam entre as
várias escolas do agrupamento ou ainda uma reforma curricular que como
preocupação central parece ter tido cortar nas necessidades de professores.
Assustador.
Num trabalho ainda altamente
burocratizado em que escasseiam apoios suficientes e competentes às
dificuldades de professores e alunos, o país educativo transformou-se todo ele
num imenso TEIP - Território Educativo em que se faz a Intervenção Possível.
O desencadear da extensão aos
professores da mobilidade especial, chamada de requalificação, um insulto
quando estamos a falar da classe profissional mais qualificada do país, as
rescisões "amigáveis", a perda substantiva verificada no estatuto
salarial, a expectativa sobre o aumento da carga horária, a deriva do MEC e os
discursos de alguns responsáveis que afirmam algo e seu contrário com o maior
despudor, são outros contributos para a indignação e desânimo que caracterizam
o universo escolar destes dias de chumbo.
É verdade que Nuno Crato afirmou
que os professores “têm a profissão mais linda do mundo” e ainda que ser
professor “é um privilégio”, assente na possibilidade de transmitir saber às
crianças.
Em muitas escolas, muitos
professores, apesar dos imperativos ético-deontológicos, dificilmente sentirão
o “privilégio” da profissão “mais linda do mundo”, lidam com um clima pouco
positivo que compromete o seu trabalho de professores, o dos alunos, dos
funcionários e dos pais e, no limite, o direito a uma educação pública de
qualidade.
No entanto e apesar deste cenário,
como o estudo refere, a maioria dos professores entra na sala de aula todos os dias, olha para
os alunos e reinventa-se como Professor.
Ainda bem para nós e para os
nossos miúdos.
No meio de todas estas verdades, talvez tivesse valido a pena destacar também os reflexos negativos do novo modelo de gestão das escolas, que colocou à frente dos seus destinos, como directores, figuras completamente comprometidas com o poder, quer local que contribui para a sua eleição em contexto de conselho geral, quer sobretudo ministerial que os avalia e pode (ou não) garantir-lhes um lugar ao sol duradouro.
ResponderEliminarHaverá excepções, não duvido, mas a generalidade dos directores, de forma aberta e inequívoca ou muito dissimulada, exerce o poder de modo déspota e absolutamente alinhado com os interesses do MEC, contribuindo de sobremaneira para o ambiente de desmotivação e suspeição vivido nas escolas.
Nunca vi tanto colega a pedir aos serviços administrativos para fazerem o cálculo da indemnização a receber por rescisão amigável como este ano! Infelizmente, depois a realidade dos números esmorece os ímpetos e todos vão ficando e resistindo, mas a sala de professores das escolas vai começando a impregnar aquele ambiente de sala de estar de um lar de terceira idade, com muitos silêncios e olhares pesados, o que não era nada costume.
(já somo quase 30 anos de observação!)
Trata-sede uma boa descrição do clima em muitas escolas. A questão do modelo de direcção, com os riscos de que fala e são conhecdos, é apenas mais uma das que não falei por razões de espaço.
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