Portugal, apesar de ser um país pobre com salários baixos e fracas condições de vida, tem 540 automóveis por mil habitantes, o terceiro número maior da Europa e dos maiores do mundo. Estima-se que o português comum precise de trabalhar seis meses por ano, para pagar as despesas totais do seu carro. Portugal não tem recursos petrolíferos nem tem indústria automóvel própria. Estima-se que a hegemonia do automóvel tenha um custo económico anual ao país de cerca de 10% do PIB. Todavia, Portugal está no top 5 dos países da UE com mais autoestradas, se consideramos número de habitantes, área e PIB. Numa autoestrada, opção extremamente onerosa para o erário público (veja o caso das PPP) circulam veículos movidos a derivados do petróleo, e esses veículos e petróleo são na totalidade importados. 1/4 das importaçôes em 2010 foram carros e combustíveis! Se o português comum aproveitasse todos os recursos financeiros que aloca para o carro e os alocasse para outros fins no mercado interno, melhoraria muito mais a economia nacional!
Não concordo com o seu exercício de automóveis PER CAPITA em Portugal. Concordo sim com o facto de a aquisição de um automóvel ser uma prioridade dos portugueses. Mas nem sempre alcançada... O senhor não teve em linha de conta os milhares de viaturas que compõem as frotas comerciais das Empresas. OU NÃO? No entanto, no meu dia a dia, constacto que o português tem tiques de CARRODEPENDENTES.
Quanto ao excessivo número de autoestradas, podemos agradecer ao esbanjador-mor de nome CAVACO SILVA e seus seguidores. Esse dolo de má gestão dos dinheiros públicos, infelizmente não é criminalizado.
Portugal, apesar de ser um país pobre com salários baixos e fracas condições de vida, tem 540 automóveis por mil habitantes, o terceiro número maior da Europa e dos maiores do mundo. Estima-se que o português comum precise de trabalhar seis meses por ano, para pagar as despesas totais do seu carro. Portugal não tem recursos petrolíferos nem tem indústria automóvel própria. Estima-se que a hegemonia do automóvel tenha um custo económico anual ao país de cerca de 10% do PIB. Todavia, Portugal está no top 5 dos países da UE com mais autoestradas, se consideramos número de habitantes, área e PIB. Numa autoestrada, opção extremamente onerosa para o erário público (veja o caso das PPP) circulam veículos movidos a derivados do petróleo, e esses veículos e petróleo são na totalidade importados. 1/4 das importaçôes em 2010 foram carros e combustíveis! Se o português comum aproveitasse todos os recursos financeiros que aloca para o carro e os alocasse para outros fins no mercado interno, melhoraria muito mais a economia nacional!
ResponderEliminarSem dúvida, tornámo-nos carrodependentes.
ResponderEliminarSenhor João pimentel Ferreira
ResponderEliminarNão concordo com o seu exercício de automóveis PER CAPITA em Portugal. Concordo sim com o facto de a aquisição de um automóvel ser uma prioridade dos portugueses. Mas nem sempre alcançada... O senhor não teve em linha de conta os milhares de viaturas que compõem as frotas comerciais das Empresas. OU NÃO? No entanto, no meu dia a dia, constacto que o português tem tiques de CARRODEPENDENTES.
VIVA!
ADENDA
ResponderEliminarQuanto ao excessivo número de autoestradas, podemos agradecer ao esbanjador-mor de nome CAVACO SILVA e seus seguidores.
Esse dolo de má gestão dos dinheiros públicos, infelizmente não é criminalizado.
VIVA!