AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

JÁ NÃO AGUENTO, UM DIA ACABO COM TUDO

Num espaço relativamente curto de tempo conhecemos duas situações graves envolvendo adolescentes em que parece estar presente e com peso significativo o fenómeno do bullying. Refiro-me ao adolescente que esfaqueou colegas e uma funcionária numa escola da grande Lisboa e o episódio hoje conhecido e com um desfecho trágico de um outro adolescente, aluno de uma escola de Braga, que se suicidou e aparentemente terá sido vítima de bullying, situação que está em averiguação embora, refere a imprensa, não existam relatos da família e autoridades escolares relativos a situações de anormalidade.
A gravidade e a regularidade destes episódios exigem uma atenção e reflexão contínuas, sabe-se que a ocorrência de situações de bullying é bem superior ao número de casos que são relatados. Uma das características do fenómeno é justamente o medo e a ameaça de represálias a vítimas e assistentes que, evidentemente, inibem a queixa pelo que ainda mais se justifica a atenção proactiva e preventiva de adultos, pais, professores ou funcionários.
Umas notas sobre este universo, o bullying nas suas diversas formas, incluindo o emergente cyberbullying, fenómeno que assume na generalidade dos países taxas de ocorrência muito significativas e preocupantes. Aliás, estima-se que nos últimos três anos o fenómeno tenha provocado pelo menos 12 suicídios nos Estados Unidos. Recordo ainda que foi anunciado em Setembro que a Direcção-geral de Saúde iria promover em várias escolas do país durante este ano lectivo um projecto de prevenção do suicídio dirigido a adolescentes. Felizmente, a taxa de suicídio adolescente em Portugal não é muito alta, embora um só caso já seja uma tragédia. No entanto, os comportamentos de natureza auto-destrutiva são bem mais prevalentes do que se pensa. Em algumas circunstâncias, mais tarde estes comportamentos podem culminar em suicídio.
Neste contexto e dada a gravidade e frequência com que ocorrem estes episódios é imprescindível que lhes dediquemos atenção ajustada, nem sobrevalorizando o que promove insegurança e ansiedade, nem desvalorizando negligenciando riscos e sofrimento.
Neste universo importa considerar dois eixos fundamentais de intervenção por demais conhecidos, a prevenção e a intervenção depois dos problemas ocorrerem. Esta intervenção pode, por sua vez e de forma simplista, assumir uma componente mais de apoio e correcção ou repressão e punição, sendo que podem coexistir.Com alguma demagogia e ligeireza a propósito do bullying, as vozes a clamar por castigo têm do meu ponto de vista falado mais alto que as vozes que reclamam por dispositivos de prevenção, intervenção e apoio para além da óbvia punição, quando for caso disso.
Relembro que o Portal sobre o bullying teve durante o seu primeiro ano de funcionamento cerca de 650 000 visitas e respondeu a 700 solicitações.
Esta utilização mostra a necessidade de dispositivos de apoio e orientação absolutamente fundamentais para que pais, professores e alunos possam obter informação e apoio. Lamentavelmente, este serviço é exterior às escolas e ilustra a falta de resposta estruturada e global do sistema educativo, para além das insuficiências na formação de técnicos e de professores sobre esta complexa questão, desde logo para o seu reconhecimento. A existência de dispositivos de apoio sediados nas escolas, com recursos qualificados e suficientes é, a par de ajustamentos nos modelos de organização e funcionamento das escolas e de uma séria reestruturação curricular, uma tarefa urgente.
Do meu ponto de vista, o argumento custos não é aceitável porque as consequências de não mudar são incomparavelmente mais caras. Depois das ocorrências torna-se sempre mais fácil dizer qualquer coisa mas é necessário. Muitas crianças e adolescentes evidenciam no seu dia a dia sinais de mal-estar a que, por vezes, não damos atenção, seja em casa, ou na escola, espaço onde passam um tempo enorme. Estes sinais não podem, não devem, ser ignorados ou desvalorizados.
O resultado pode ser trágico. Alguns destes miúdos vão conseguir serenar da única forma que não podiam.

Sem comentários:

Enviar um comentário