AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EDUCAÇÃO, INVESTIMENTO E DESENVOLVIMENTO

Termina o hoje o prazo de apresentação de candidaturas a bolsas individuais de doutoramento e pós-doutoramento financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Dado que como é habitual, a educação é um terreno privilegiado para os cortes orçamentais e de acordo com a informação da FCT e da análise do que tem acontecido nos últimos anos estima-se um abaixamento muito significativo do número de bolsas a atribuir.
Mais uma vez chamo a atenção para os riscos desta política de desinvestimento que é de natureza suicida, por assim dizer.
Recordo, de novo e como exemplo, que a Conferência WISE –World Innovation Summit for Education de 2012, em Doha no Qatar, definiu como eixo central o investimento em educação mesmo em tempos recessivos, sublinhando a importância da qualificação, incentivos e apoios aos professores e a relação dos percursos educativos com o mercado de trabalho.
Sendo certo que importa racionalizar custos e optimizar recursos combatendo desperdício e ineficácia, o caminho que temos vindo a percorrer é justamente o contrário, o desinvestimento na educação, do básico ao superior com custos que o futuro se encarregará de evidenciar.
Está estudada e reconhecida de há muito a associação fortíssima entre o investimento em educação e investigação e o desenvolvimento das comunidades, seja por via directa, qualificação e produção de conhecimento, seja por via indirecta, condições económicas, qualidade de vida e condições de saúde, por exemplo.
Corremos o sério risco de ver ameaçados os excelentes resultados que a investigação eas instituições de ensino superior têm vindo a alcançar.
Como em quase tudo é uma questão de escolhas e prioridades de quem lidera. O problema como referia o Professor Sobrinho Simões num entrevista sobre estas questões é que "os nossos políticos têm um problema ... alguns não se apercebem do valor do ensino superior e da investigação".
O empobrecimento e o desinvestimento em educação nunca poderão ser factores de desenvolvimento.

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