AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 28 de julho de 2012

A REALIDADE ESTÁ ENGANADA, EU É QUE ESTOU CERTO. Tudo vai bem no reino da educação

O Ministro da Educação afirma hoje que a "contestação dos professores não é assim tão grande". No seu entendimento, a pouca constatação existente é um resultado normal de processos negociais que envolvem, digo eu, uma também normal conflitualidade de interesses, entre os vários actores do universo educativo.
O Ministro afirma também que está a resolver, paulatina e tranquilamente os problemas, citando vários exemplos, todos aplicados aos problemas dos professores que, diz o Ministro, estão na sua totalidade em vias de se resolver.
Como é evidente, tenho a maior das dúvidas sobre o ajustamento das conclusões retiradas pelo Ministro Nuno Crato, mas imagino que um ministro tenha que fazer este tipo de discursos, transforma a realidade na projecção dos seus desejos.
A minha questão é de outra natureza. Remete para os problemas que as crianças, os alunos podem sentir e perante os quais não vão, certamente, contestar.
O aumento do número de alunos por turma e a concentração excessiva de alunos, mudanças curriculares que parecem servir mais a economia de recursos que as necessidades de ajustamento na extensão e organização dos conteúdos curriculares, a constituição de turmas de nível que nas circunstâncias em que o Ministro as entende e tem defendido, correm o risco de certificar o insucesso, um Estatuto do Aluno e da Ética Escolar que assenta em bandeiras a multa aos pais e castigos, que podendo ser necessários, nunca não são suficientes para além de uma retórica sobre a autoridade dos professores que não se percebe muito bem como este Estatuto constrói, o corte nos recursos ao dispor da escola em áreas não docentes, a “normalização” do tratamento dos alunos com necessidades especiais, a anunciada “via profissional” para miúdos com 10 anos, etc., são exemplos, entre outras decisões, que levantam de facto inquietações.
Estas inquietações não serão susceptíveis de produzir contestação, os miúdos não costumam contestar.
Por outro lado, com a contestação dos professores, o Ministro, como aluno diligente, vai aprendendo a lidar, discurso habilidoso para cativar a opinião pública, ziguezagueando quanto baste, dá com uma mão, retira com a outra e tudo corre dentro da normalidade. Entende Nuno Crato.

Sem comentários:

Enviar um comentário