AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

sábado, 22 de janeiro de 2011

OS MANUAIS DE UM ENSINO MANUALIZADO

No público de hoje aparece um trabalho divulgando um estudo do Observatório dos Recursos Educativos sobre a questão dos manuais escolares. Este estudo, em síntese, sustenta que o fornecimento por parte do estado dos manuais seria negativo para editores e livreiros, que o empréstimo de manuais escolares seria negativo para o estado e para as famílias, discriminativo para os alunos a quem fossem emprestados e que sentimento de posse do manual é positivo para os alunos pelo que, deve concluir-se, é muito difícil alterar a situação, eu diria, o mercado. Antes de umas notas breves importa sublinhar que este Observatório dos Recursos Educativos é apoiado pela Porto Editora uma das maiores, senão a maior editora de manuais escolares, mercado que vale entre 80 e 100 milhões de euros, o que, pela óbvia conflitualidade de interesses, fere definitivamente o estudo. Por curiosidade, há algum tempo, o mesmo Observatório num estudo junto de pais e alunos revelava que 80 % dos pais preferem que os filhos estudem pelos manuais por se encontrar aí reunida a informação essencial e porque os manuais são o “guião de trabalho do professor”. Relativamente aos alunos, 70 % dos inquiridos prefere estudar pelo manual. Quanto aos aspectos negativos dos manuais é referido o preço e o peso, aspectos que sendo importantes não são centrais, claro, acrescento eu.
As conclusões destes estudos vão sempre, naturalmente, no mesmo sentido, a imprescindibilidade de manter o mercado dos manuais escolares.
No trabalho do Público são referidas experiências de outros países em que o fornecimento dos manuais por parte do estado é positivo e garante da equidade mas, diz o responsável do Observatório, a nossa realidade é diferente. Claro que é diferente, o mercado manda muito. O facto de alunos com manuais emprestados poderem sentir-se discriminados é uma realidade que se coloca com qualquer dispositivo de apoio o que não obsta a que se tornem necessários, deve, isso sim, pensar-se como minimizar os riscos de discriminação que, é claro para toda a gente, nem sequer serão os maiores riscos que os alunos carenciados correm.
Estes dados sublinham uma realidade a que já me tenho referido, uma excessiva manualização do ensino. Apesar da progressiva disponibilização de outras fontes de informação e do acréscimo de acessibilidade através das tecnologias de informação e de outros suportes, a utilização dessas fontes alternativas aos manuais é baixa e pouco valorizada por pais e alunos. De facto, embora o abandono do “livro único” tenha ocorrido há já bastante tempo e de uma preocupação, ainda pouco eficaz, com a qualidade dos manuais, predomina a sua utilização e das respectivas fichas e instrumentos como materiais de apoio às aprendizagens e à “ensinagem” e que agravam substantivamente os custos das famílias. Aliás, nota-se ainda no ensino superior a dificuldade que muitos alunos afirmam sentir quando percebem que não têm um “manual”.
Do meu ponto de vista, a minimização da dependência dos manuais passará, entre outros aspectos, por uma reorganização curricular, diminuindo a extensão de algumas conteúdos, por exemplo, o que permitiria a alunos e professores um trabalho de pesquisa e construção de conhecimentos com base noutras fontes potenciando efectivamente a acessibilidade que as novas tecnologias oferecem.
É importante caminharmos no sentido de atenuar a fórmula única instalada, o professor ensina com base no manual o que o aluno aprende através do manual que o pai acha muito importante porque tem tudo o que professor ensina.

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