AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

OS ESPAÇOS DE LIBERDADE ONDE SE FECHAM OS MIÚDOS

Durante um telejornal televisivo de hoje surgiu uma peça que me deixou a pensar. Foi apresentada uma experiência de utilização de yoga com crianças entre os 3 e os 8 anos. Pelas intervenções deu para perceber que a actividade se desenvolvia ao fim do dia. Duas responsáveis sustentaram a importância do yoga sublinhando que tendo as crianças um dia muito preenchido com actividades fixas, um espaço de relaxamento, auto-controlo e de utilização dos mantras, etc., etc., se torna uma experiência muito importante. Duas mães referiram também a importância do auto-controlo, do conhecimento do corpo, do relaxamento, etc., etc. As crianças ouvidas disseram que era bom, porque era bom e ficavam contentes. As notas que se seguem não têm rigorosamente a ver com o yoga enquanto actividade ou conjunto de princípios, decorrem de como esta peça reflecte, do meu ponto de vista, um olhar sobre a vida crianças que se tem vindo a instalar entre nós.
De uma forma geral e em consequência dos estilos de vida parentais (mas não só), as crianças passam tempos infindos na escolas. Recordemos o modelo em funcionamento "Escola a Tempo Inteiro" e as Actividades de Enriquecimento Curricular que, indo ao encontro de um problema social sério, a guarda dos filhos em horário laboral, promove a presença dos miúdos na escola por vezes até às 12 horas diárias o que, apesar de algumas excelentes experiências neste âmbito, levanta um sério risco de intoxicação escolar.
Por outro lado, também sinais dos tempos, tem vindo a emergir um mercado de oferta para crianças, logo de bebés, e pais que se propõe ocupar o já pouco tempo em que estão juntos. Esta oferta não pára de crescer e é de uma diversificação que me deixa perplexo. Temos as oficinas, os ateliers, os playcenters, os workshops, os espaços lúdicos, etc. destinados à música, do jazz à clássica, à dança ou à literatura, contos e histórias, às actividades expressivas, plásticas ou artísticas, a designação também varia, em toda a sua gama e diversidade. Temos a filosofia para crianças destinada eventualmente aos mais reflexivos. Temos as actividades desportivas, várias modalidades, e de ar livre em diferentes versões e natureza, quintas pedagógicas, contacto com animais e espaços de aventura, por exemplo. Enfim, uma oferta em desenvolvimento e para todas as bolsas.
É claro que a realização de todas, mesmo todas, estas actividades são imprescindíveis aos miúdos pois promovem níveis fantásticos de desenvolvimento intelectual e da linguagem, desenvolvimento motor, maturidade emocional, criatividade, interacção social, autonomia e certamente mais alguns aspectos de que agora não me lembro mas que a peça sobre o yoga para crianças actualizou em mais alguns efeitos positivos.
Os pais, alguns pais, seduzidos pela sofisticação desta oferta e com a culpa que carregam, deixam-se fechar com os seus filhos ou deixam que os seus filhos sejam fechados dentro destes “espaços de liberdade”, comprando, assim, mais um serviço educativo.
Não esqueço que em todos estas iniciativas alguma coisa pode acontecer de interessante para as crianças e para os pais e também não duvido da seriedade dos responsáveis, mas continuo convencido que a melhor utilização que pais e filhos podem dar ao (pouco) tempo livre que têm em conjunto, é … claro, conversar e brincar livremente em conjunto.

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