AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

ESTÁ CALOR NO ALENTEJO. A SÉRIO? NO VERÃO? É MELHOR AVISAR

Um dia destes, como é costume depois da lida, estava nas lérias e numas cervejas com o Mestre Zé Marrafa lá no meu Alentejo, veio à conversa o calor.
Quando se conversa sobre questões de clima quase sempre se cai nas comparações, está mais ou menos calor do que no ano passado, mais ou menos calor que antigamente, seja lá o que for o antigamente.
O Velho Marrafa achava que embora estivesse calor, o problema era mais à noite porque as casas não arrefecem, de dia anda-se na lida e "não tem dúvida", expressão peculiar no Alentejo.
Numa de indivíduo atento e informado lembrei-me de trazer para a conversa a recorrente informação sobre os alertas e respectivas cores com que somos bombardeados, neste caso devido ao calor.
O Velho, por simpatia e generosidade alentejanas, não disse o que lhe terá passado pela cabeça, certamente qualquer coisa como "tão sempre a inventar molengas", foi mais comedido e considerou engraçado essa "coisa dos alertas". Então, dizia ele, estão a avisar-nos que faz calor no Alentejo, estamos no Verão queriam o quê? O Alentejo sempre teve calor no Verão, uns dias mais ásperos que outros, mas sempre quentes. A gente lida com o calor, anda mais coberto e bebe mais água. Deviam avisar a gente, continuava o Mestre, era se viesse aí frio em Agosto, que a gente ainda se constipava, e ria-se com aqueles olhos pequeninos pretos debaixo da pala do boné, a boina como ele lhe chama, que lhe protege a cabeça do calor, é claro.
Comecei a pensar e realmente não havia nada de novo que merecesse um alerta, é Verão e está calor no meu Alentejo.

Sem comentários:

Enviar um comentário