AS MINHAS CONVERSAS POR AÍ

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

OS (DIS)MIÚDOS

Estranharão certamente o título mas vou tentar explicar. De há uns tempos para cá uma boa parte dos miúdos e adolescentes ganharam uma espécie de prefixo na sua condição, o "dis".
Se bem repararem a diversidade é enorme, ao correr da lembrança temos os meninos que são disléxicos (em gama variada), disgráficos, discalcúlicos, disortográficos ou até distraídos.
Temos também as crianças e adolescentes que têm (dis)túrbios. Estes também são das mais diferenciadas naturezas, distúrbios do comportamento, distúrbios da atenção e concentração, distúrbios da memória, distúrbios da cognição, distúrbios emocionais, distúrbios da personalidade, distúrbios da actividade, distúrbios da comunicação, distúrbios da audição e da visão, distúrbios da aprendizagem ou distúrbios alimentares.
Como é evidente existem ainda os que só fazem (dis)parates e aqueles cujo ambiente de vida é completamente (dis)funcional.
Pois é, há sempre um "dis" à espera de qualquer miúdo e senão, inventa-se, "ele tem que ter qualquer coisa".
Agora um pouco mais a sério, sabemos todos que existem um conjunto de problemas que podem afectar crianças e adolescentes mas, felizmente, não tantos como por vezes parece. Inquieta-me muito a ligeireza com que frequentemente são produzidos "diagnósticos" e rótulos que se colam aos miúdos e dos quais eles dificilmente se libertarão.
Esta matéria, avaliar e explicar o que passa com os miúdos e adolescentes, exige um elevadíssimo padrão ético e deontológico além da óbvia competência técnica e científica. Não se pode aligeirar, é "dis"masiado grave.

2 comentários:

  1. Parece que a própria escola está a exigir aos pais relatórios das (dis)funções dos miúdos, passados por técnicos "qualificados", para poder rotular os seus alunos...perdão, para fruirem dum direito que é deles. De serem ajudados na busca do conhecimento!!
    Pensarão eles que estarão a ajudar os miudos?, ou simplesmente estarão a cumprir uma lei que enviesa totalmente o espirito da escola democrática, onde todos tem direito a aprender, de errar e de jogar, em cooperação.

    "tendes rios, tendes oceanos, tendes montanhas,
    tendes planíces, tendes filósofos, tendes sabedoria, tendes visão... eu tenho a minha loucura!!!"

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  2. Tem toda a razão, é preciso que consigamos continuar a "ver" os miúdos para além dos rótulos, que não são um problema só da escola, são uma questão de cultura actual, todos temos que ter um rótulo. O Régio também tinha, era um Poeta.
    Obrigado pelo comentário

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