Hoje, o Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros, ia a passar no recreio da escola e reparou no ar triste de um miúdo, sozinho, sentado num bando de cimento, o único que estava à sombra.
- Estás triste?
- Estou.
- Como te chamas?
- Chumbado.
- Estás triste porquê?
- Não passei.
- Disseram-te os professores?
- Não, vi na pauta.
- Estavas à espera?
- Eu acho que tinha feito as coisas mais bem-feitas e até comecei a ter positivas. No primeiro período é que foi pior e acho que foi por causa disso que não passei.
- Porquê?
- Então Velho, houve setores que me disseram logo que não ia passar e acho que eles já não ligaram muito ao que eu fiz no terceiro período. Mas para o ano já sei como vou fazer. Vou ver se no primeiro período tento desenrascar-me melhor para os setores não ficarem à espera que eu chumbe.
- Fazes bem, Chumbado.
- Estás triste?
- Estou.
- Como te chamas?
- Chumbado.
- Estás triste porquê?
- Não passei.
- Disseram-te os professores?
- Não, vi na pauta.
- Estavas à espera?
- Eu acho que tinha feito as coisas mais bem-feitas e até comecei a ter positivas. No primeiro período é que foi pior e acho que foi por causa disso que não passei.
- Porquê?
- Então Velho, houve setores que me disseram logo que não ia passar e acho que eles já não ligaram muito ao que eu fiz no terceiro período. Mas para o ano já sei como vou fazer. Vou ver se no primeiro período tento desenrascar-me melhor para os setores não ficarem à espera que eu chumbe.
- Fazes bem, Chumbado.
E o Professor Velho foi-se embora a pensar porque é que não se percebe que há miúdos que chumbam e miúdos que são chumbados.
Infelizmente, a realidade das nossas escolas é mesmo essa, traduzindo por miudos: há alunos que não têm qualquer problema de aprendizagem, mas para quem a escola é um frete ou um mal menor. Não se esforçam minimamente, não fazem qualquer tipo de investimento e assim passam o primeiro período, passam o segundo... Qdo chega o terceiro, parece que acordam daquele longo período letárgico em que andavam mergulhados, tiram positivas sem qualquer problema, começam a participar nas aulas e mostram que, se se tivessem esforçado desde o início, fariam tudo com "uma perna às costas". Infelizmente, na minha opinião, acordaram tarde de mais. A avaliação é contínua e passar um aluno nestas condições iria gerar um clima de profunda injustiça relativamente a outros que se empenharam desde o início, tentando vencer as dificuldades.
ResponderEliminarPor outro lado, há também professores que, infelizmente, "marcam" logo os alunos quase desde o início. Ou porque foram informados por outros professores que aquele aluno não faria nada, que era um zero à esquerda, ou porque simplesmente "não foram com a cara dele", com a sua postura, concluiram que não valia a pena investir naquele aluno. Sei que muitos inclusive dizem logo no final do primeiro período que o aluno está chumbado e que o melhor que tem a fazer é anular a matrícula (isto no secundário).
É esta a nossa realidade.