tag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post6761315216307272394..comments2024-02-14T18:03:34.864+00:00Comments on Atenta Inquietude: DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICAZé Morgadohttp://www.blogger.com/profile/12753277778634048432noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post-86907258604422751132023-01-17T18:37:00.597+00:002023-01-17T18:37:00.597+00:00"A questão que tal divergência me suscita é s..."A questão que tal divergência me suscita é se assenta, de facto, nos conteúdos programáticas propostos ou num outro qualquer entendimento fruto de agendas para além da matemática."<br />O que está em causa é sempre esteve ( creio) não é a matemática nem sequer o currículo mas o ensino da matemática, e a forma como se entende o ensino e a aprendizagem, de uma forma geral, e de forma concreta na matemática. Há uma forma de aprender a matemática instrumental seguindo um conjunto de procedimentos que darão origem a um corpo de saberes (bastante explícito nas metas curriculares). Há uma outra forma de abordagem do conhecimento matemático que aponta para um pensamento mais concetual. Quanto a mim há um continuum entre estes dois tipos de pensamento e servem-se mutuamente. <br />Contudo, apesar desta questão interessante e de grande reflexão por parte de teóricos, o cerne da questão tem estado na política educativa, ou na falta dela. E na dicotomia... Tem razão... enquanto não pararmos para pensar estaremos numa ponta ou na outra e não nesse continuum entre o pensamento procedimental e o concetual.Anonymousnoreply@blogger.com