tag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post7609755229552580755..comments2024-02-14T18:03:34.864+00:00Comments on Atenta Inquietude: DAS "NOVAS TECNOLOGIAS" EM EDUCAÇÃOZé Morgadohttp://www.blogger.com/profile/12753277778634048432noreply@blogger.comBlogger3125tag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post-23966614173833671622018-03-19T14:50:44.281+00:002018-03-19T14:50:44.281+00:00Boa tarde, Fernando. Quanto à necessidade que por ...Boa tarde, Fernando. Quanto à necessidade que por vezes existe de empolar a importância da tecnologia na educação, já estamos vacinados... Parabéns aos autores do projecto por referirem a existência de outras variáveis (provavelmente mais importantes).<br />Felicito-o pelo toque dado nesse ponto extraordinariamente sensível que é o lápis ou a caneta. Sabe que as ideias mais carregadas de imaginação só me saem pelo canal que as conduz da mente à ponta do lápis? Até parece que cada gesto da mão as desenha num casamento perfeito entre este e a mente.<br />As ideias não fluem do mesmo modo: através do lápis fluem e sorriem; com o teclado parece terem dificuldade e saltar das “pontas dos dedos” para as teclas.ladeirahttps://www.blogger.com/profile/16647282230288611622noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post-28459036589456938412018-03-15T15:01:46.628+00:002018-03-15T15:01:46.628+00:00Olá Rui, agradeço a informação e o comentário. O s...Olá Rui, agradeço a informação e o comentário. O sentido do meu texto foi justamente valorizar o trabalho e opções didácticas e pedagógicas dos docentes e não alimentar o "pensamento mágico" relativamente às "novas tecnologias" que, aliás, já não são tão novas assim independentemente da vertiginosa e contínua subida das suas capacidades e performances.Zé Morgadohttps://www.blogger.com/profile/12753277778634048432noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7304926325203038559.post-18444955140687372182018-03-15T12:49:30.002+00:002018-03-15T12:49:30.002+00:00Estive ligado ao projeto em apreço, uma vez que re...Estive ligado ao projeto em apreço, uma vez que representei um dos parceiros mais ativos. Concordo com o que refere e dir-lhe-ia mais: os títulos das notícias sobre este assunto são enganadores (especialmente a capa do DN), porque não foi isso que foi comunicado pelos autores do estudo - os autores sublinharam a impossibilidade de generalizar os resultados e questionaram a própria correlação entre o uso do tablet e o alegado "sucesso educativo". Acresce que também ficou por dizer o que estava no tablet e as ferramentas a que estes alunos e professores tiveram acesso (posso dizer-lhe: foram predominantemente manuais em formato digital do Grupo Porto Editora e a plataforma mais usada foi a Escola Virtual). E é importante saber-se que existiu formação para professores e sensibilização para a restante comunidade. Em suma, como refere, os tablets, por si mesmos, não fazem coisa nenhuma pela educação ou pelo quer que seja. O seu valor depende do que fazemos com eles e, não menos importante, a que é que os tablets nos permitem aceder e usar.Rui Almeida Pachecohttps://www.blogger.com/profile/07504717092306093809noreply@blogger.com