sexta-feira, 31 de março de 2017

DA COLABORAÇÃO ENTRE OS PROFESSORES

Um documento interessante sobre o trabalho dos professores, "Empowering and Enabling Teachers to Improve Equity and Outcomes for All".
Foi divulgado recentemente pela OCDE e parece um contributo significativo para reflectir sobre as dificuldades, necessidades e desafios do trabalho dos profesores.
Gostava de sublinhar a importância dada à valorização, à autonomia e à colaboração entre docentes.
De há muito que a colaboração é reconhecida como uma das mais potentes ferramentas de desenvolvimento profissional.
Como é evidente os agrupamentos e escolas têm características e culturas diferentes pelo que os níveis de colaboração que se encontram serão também difentes.
No entanto, a burocracia e normalização de procedimentos, os modelos de direcção e organização, a centralização e falta de autonomia, a ausência de incentivo e de valorização da colaboração, não são amigáveis para o desenvolvimento de climas de colaboração entre os profissionais.
Alguns trabalhos que acompanhei em diferentes escolas regiões mostram isso mesmo embora a experiância também me diga que existem boas e bastante diversificadas práticas em matéria de colaboração.
Gostava de acreditar que a realidade global vai mudando e que a "velha" afirmação "dentro da minha sala só eu e Deus é que sabemos" já desapareceu.

"TEM SORTE EM SER DEFICIENTE, SENÃO AS COISAS NÃO FICAVAM ASSIM"

No âmbito da revisão do Código Penal na Assembleia da República o CDS-PP propõe o reforço do combate à discriminação de pessoas com deficiência criminalizando este tipo de comportamentos, atitudes ou discursos.
Dadas as circunstâncias conhecidas trata-se do que costumo designar por “leis necessárias", isto é, os valores éticos, culturais, sociais e morais deveriam ser suficientes para que não fossem necessárias mas como infelizmente tal não acontece, são justificadas. Aliás, a Comissão dos Direitos das Pessoas com Deficiência da ONU, num relatório de 2016, criticou o Estado Português justamente pela brandura com que lida com situações de discriminação de pessoas com deficiência.
Esta questão faz-me recordar um episódio que creio já aqui ter contado em que num encontro sobre este universo um dos presentes ter contado uma história interessante e elucidativa.
Ao deslocar-se de automóvel para uma zona comercial da cidade alentejana onde vive e quando se preparava para estacionar no espaço reservado a pessoas com deficiência, estava a estacionar um cidadão sem deficiência a quem o nosso amigo chamou a atenção para a sua condição e para o facto de aquele ser um espaço reservado.
Sintetizando a história, acabou por ouvir do "cidadão" que "tinha sorte em ser deficiente, senão as coisas não ficavam assim". Esclarecedor.
O nosso amigo, homem que entende não dever resignar-se, procurou um agente da autoridade para apresentar queixa da ameaça e da infracção.
O agente da autoridade aconselhou o nosso amigo a não se "chatear" “só” por causa de um lugar de estacionamento. O nosso amigo não aceitou o conselho e continuou a reclamar os seus direitos. Acontece que é brasileiro e o agente da autoridade acabou por achar que ele devia era estar no país dele em vez de andar por aqui a chatear cada um.
Creio que é dispensável comentar quer a atitude do "cidadão", quer a atitude e comportamento do "agente da autoridade".
Por este tipo de coisas e a regularidade com que acontecem, o nosso amigo que usa a cadeira de rodas dizia que mais do que o "peso" da cadeira de rodas é difícil suportar as dificuldades criadas pelas atitudes e valores de muitas pessoas.
E também por este tipo de coisas a iniciativa do CDS-PP no sentido de reforçar as punições por discriminação merecem acolhimento.

quinta-feira, 30 de março de 2017

UM GPS PARA OS MAIS NOVOS

No âmbito da lida profissional passei ontem umas horas na Futurália. Tal como em edições anteriores a presença de adolescentes e jovens é muito significativa.
Para além da atracção fatal que nós portugueses temos pelos produtos do merchandising, sacos, canetas, porta-chaves, etc., muitos dos adolescentes e jovens colocam-nos questões verdadeiramente centradas e preocupadas relativamente ao seu futuro.
A oferta de percursos e formações é variada, as dificuldades são muitas e as dúvidas parecem ser ainda mais.
O primeiro desafio que não podemos perder é a instalação da mensagem de que aceder a qualquer forma de qualificação é imprescindível.
O segundo desafio é ajudar a perceber o sonho de cada um e a estrada que a ele conduz.
O sonho pode e dever ser compatível com a realidade, as questões da empregabilidade por exemplo, e também com as motivações. Podemos também dar uma ajuda no sentido de os ajudar a "ler"este universo.
Sabemos que alguns se perderão, não conseguiremos evitá-lo mas, ainda assim, temos a responsabilidade ética de tentar construir para todos um GPS que funcione.
Na verdade, parece importante que na mochila de cada criança, adolescente e jovem exista um GPS, Guia Para o Sucesso.
Depende sobretudo de nós.

DA SÉRIE "METE-ME ESPÉCIE" - O CENTRISMO NA ESTRADA

A imprensa refere que durante esta semana a GNR estará particularmente atenta á prevenção e repressão da circulação pela via do meio ou da esquerda sem que exista tráfego nas vias da direita. Parece-me uma boa medida.
Creio que maioria de nós já se deve ter deparado com um fenómeno algo estranho que afecta boa parte dos condutores portugueses e que me “mete espécie”.
Trata-se do que costumo designar por “centrismo”, isto é, sempre que circulam por vias com três faixas, citadinas ou vias rápidas e auto-estradas, tomam rapidamente a faixa central e dali não se mexem até à saída que lhes serve.
De uma forma geral são condutores lentos, com ar experiente, por assim dizer, que deixando a faixa da direita quase sem trânsito e a esquerda para os aceleras se transforma numa espécie de tampão obrigando a mil cuidados com o seu “centrismo”. A quem já não aconteceu circular pela direita, deparar com um "centrista", fazer uma diagonal até à via da esquerda para o ultrapassar e de novo uma diagonal até via da direita?
Quando avisados tendem a não perceber a razão do aviso ou a responder com um qualquer esgar ou gesto de natureza didáctica em modo “tuga”.
Um desses condutores, pessoa que conheço, uma vez ao comentar isto respondeu-me qualquer coisa como “Eu sou assim, gosto de optar pela faixa do meio”.
Pois é, como quase tudo na vida, é uma questão de opção, o centrismo na estrada também.
O problema é que nem sempre se acerta nas opções. Pelo menos os centristas da estrada.

quarta-feira, 29 de março de 2017

FAZER COISAS CERTAS MAS TAMBÉM FAZER CERTAS AS COISAS

Quem acompanha este espaço e o que vou dizendo e escrevendo por aí sabe que me pareceu positiva a não realização de exames finais com peso na nota para os alunos do 1º ciclo.
Saberá também que que a realização das provas de aferição cumprem um papel essencial de regulação do próximo sistema educativo pelo que saudei o seu regresso.
Saberá que também me pareceu positivo que a avaliação externa envolvesse as áreas das Expressões Físico-motora e Artísticas por razões que não vou retomar agora.
Saberá finalmente que com muita regularidade defendo que os processos de mudança devem ser cautelosos, com calendários e metodologias oportunos e adequados, com a participação o mais alargada possível dos diferentes actores e com antecipação das implicações e necessidades criadas pelo próprio processo de mudança.
Vem esta introdução a propósito da notícia do JN em que se refere a dificuldade de inúmeras escolas na disponibilização aos alunos do 2º ano dos materiais necessários à realização das provas de aferição das Expressões Físico-motora e Artísticas que pela primeira vez irão acontecer. Estarão a ser providenciados de forma apressada por autarquias e escolas e muitos alunos irão prestar provas com material que não usaram ou usaram muito pouco.
Assim se corre o risco de transformar algo de positivo num problema.
Eu sei que não é fácil prever tudo mas existem situações em que as falhas devem ser mínimas. Poder criar-se um efeito e uma representação negativa sobre a mudança, alimentam-se as opiniões críticas face a essa mudança, surgem dificuldades dispensáveis aos alunos e escolas e finalmente, comprometem-se os próprios resultados fragilizando o entendimento sobre as provas de aferição.
Depressa e bem não há quem costuma dizer o povo ma verdade é que não basta fazer as coisas certas, é preciso fazer certas as coisas.

OS TEMPOS DA ESCOLA

O recente Relatório do CNE recolocou na agenda a discussão sobre a duração as aulas, é cíclico.
A comparação com outros países, designadamente no âmbito da OCDE, mostra que em Portugal é bastante mais utilizado tempos com 90 ou 100 minutos enquanto na maioria dos países o tempo da escola é organizado por períodos de 45 ou 50 minutos.
Na discussão sobre esta matéria convocam-se argumentos como mais trabalho não significa melhor trabalho ou, noutra variante, quantidade não é igual a qualidade ou a idade dos alunos pela implicação nos seus níveis e capacidades de concentração em tarefa.
No âmbito desta cíclica visita à “duração das aulas” recordo a realização em 2015 na Assembleia da República de uma Conferência sobre a Indisciplina Escolar em que David Justino, o presidente do Conselho Nacional da Educação, discutia a duração das aulas, 45, 60 ou 90 minutos e a sua relação com a indisciplina, designadamente no ensino básico.
No mesmo sentido se pronunciou Filinto Lima, da Associação Nacional de Directores de Agrupamento e Escolas Públicas, afirmando "É preciso diminuir o tempo lectivo de 90 para 50 minutos. Estar numa sala de aula a ouvir alguns professores durante 90 minutos é uma seca. Até para nós é dose".
Esta argumentação, "a aula é uma seca" a que se junta a "imaturidade" ou "capacidade" dos alunos mais novos estarem atentos causa-me alguma admiração sobretudo quando subscrita por professores.
A duração de uma actividade escolar, uma aula, não pode, do meu ponto de vista, ser analisada em termos abstractos e concluir que 90 m é uma "seca" ou que alunos de 14 anos não suportam 90 m e será melhor a aula durar 50 ou 45 minutos. Não esqueço que para as crianças mais pequenas parece ajustado que a solicitação da sua concentração em tarefas mais prolongadas seja prudente e isso está presente nos tempos definidos na maioria dos países.
O que me parece de sublinhar é que existem outras variáveis que contribuem de forma muito significativa para o comportamento e rendimento dos alunos em actividades escolares.
Em primeiro lugar os conteúdos, ou seja, os currículos, Está estudado e a experiência diz-nos que quanto mais dermos sentido ao que estamos aprender, se compreendermos a funcionalidade das aprendizagens a motivação sobre e, naturalmente, a atenção também. Assim, e conforme afirmo de há muito existe uma forte relação entre a natureza dos currículos que temos, extensos, prescritivos e inibidores de estratégias de diferenciação por parte dos professores e os comportamentos dos alunos. Com os modelos de currículos que temos tido parece mais difícil motivar os alunos e, portanto, aumentar o seu rendimento e diminuir o risco de indisciplina. Não é por acaso que o tema da duração das aulas reentrou agora na agenda a propósito da “flexibilização curricular” que será ensaiada no próximo ano lectivo e a meu ver, bem.
Aliás, lá vem de novo, veja-se a este propósito o que publicamente é conhecido para fundamentar a reforma curricular a realizar na Finlândia.
Em segundo lugar, a atenção dos alunos, a sua concentração, para além dos conteúdos, está fortemente relacionada com o trabalho dos professores, as metodologias, as actividades, o clima em sala de aula, os recursos, etc. Todos temos experiência de "aulas grandes" que são "secas pequenas" e "aulas pequenas" que são "secas enormes".
Ainda no que respeita ao trabalho dos professores, para além da sua formação e experiência, terão de ser consideradas variáveis como o número e características dos alunos por turma, os recursos e apoios disponíveis, a dimensão e tipologia das escolas questão associadas à questão da motivação e concentração dos alunos e, portanto, à decisão sobre a duração das aulas.
Considerando tudo isto é essencial que possam ser as escolas, no exercício de uma autonomia real que deveriam gerir e organizar os seus recursos, incluindo os tempos da escola e até recorrer a modelos mistos.
Só um caminho, também neste aspecto, de diferenciação, responder de forma diferente ao que é diferente, poderemos promover qualidade.
Na verdade, não me parece fazer muito sentido discutir em abstracto os tempos da escola e insistir nessa discussão sem considerar devidamente outras variáveis. Corre-se o risco de desvalorizar a sua importância, intencionalmente ou não.

terça-feira, 28 de março de 2017

"ESCOLA A TEMPO INTEIRO - Mais um equívoco""

A preocupação hoje conhecida do Conselho Nacional de Educação relativa ao impacto negativo que o programa “Escola a tempo inteiro” pode implicar levou-me a procurar um dos primeiros textos que escrevi no Atenta Inquietude, “Escola a Tempo Inteiro – mais um equívoco”, em Fevereiro de 2007. Aliás, tendo participado em várias iniciativas e debates na altura do seu lançamento já estava habituado a ser o tipo que levantava dúvidas sobre algo que parecia e era apresentado como cheio de virtudes.
Por curiosidade ecom a vossa licença aqui fica, dez anos depois ainda parece actual no seu conteúdo apesar da desactualização histórica. Coisa estranha não é? 

“A iniciativa do Ministério da Educação divulgada sob o desígnio "ESCOLA A TEMPO INTEIRO" sendo dirigida a um problema presente na generalidade das comunidades educativas, a ocupação e supervisão das crianças fora dos tempos lectivos/escolares, tem, na sua implantação e desenvolvimento, evidenciado mais um dos muitos equívocos presentes nas políticas e iniciativas subscritas por esta equipa ministerial.
Não me refiro aos incidentes relativos à organização e ao mau aproveitamento do muito que nesta matéria era já realizado, por exemplo, através de ATL(s) a funcionar no âmbito de parcerias com as Associações de Pais. Interessa-me sobretudo a dimensão da qualidade educativa dos espaços e conteúdos definidos, fundamentalmente, nas escolas do 1º ciclo do ensino básico pela reconhecida importância de promover desde início experiências educativas de qualidade, pois ... "o que nasce torto, tarde ou nunca se endireita".
O equívoco existe ao confundir a importante necessidade de "EDUCAÇÃO A TEMPO INTEIRO" com "ESCOLA A TEMPO INTEIRO". Na prática em muitas situações que conheço verifica-se:
- A dificuldade óbvia e esperada de encontrar recursos humanos com experiência e formação para ensino de inglês ou trabalho noutras actividades, com crianças dos 6 aos 10. Recorre-se então a docentes de inglês do 2º e 3º ciclo e ensino secundário ou, em alguns casos, a pessoas com formação académica mas sem formação pedagógica, em inglês, por exemplo. Em muitas situações este procedimento resulta na réplica para as crianças de aulas e actividades pensadas para pré-adolescentes e adolescentes. O benefício imediato é quase nulo e a consequência a prazo poderá ser a desmotivação, no mínimo.
- O modelo de organização do trabalho, sendo desenvolvido por professores ou outros elementos desconhecedores do modelo de funcionamento do 1º ciclo, mostra-se, com frequência, completamente desajustado. Como exemplo, refiro o horário de um grupo de 1º ano (crianças com 6 anos): trabalham com a professora da turma das 9h às 12 e das 13 e 15 às 15 e 15, e todos os dias têm a seguir dois ou três tempos de 45 minutos até às 17 e 30 ou 18.
Verificamos assim que as crianças estão envolvidas em tarefas de natureza escolar durante um tempo que nestas idades se torna completamente excessivo e contraproducente. Quero sublinhar que o que me parece errado não é tanto o tempo em que as crianças se envolvem em trabalho e que estão na escola, mas sim a natureza desse trabalho, "licealizado", ou seja, organizado por tempos, de forma rígida e ocupado com conteúdos e tarefas não compatíveis com crianças deste escalão etário.
Este quadro ilustra, creio, o equívoco a que me referi. Em vez de tentarmos estruturar um espaço que seja educativo a tempo inteiro, preenchido na escola e com qualidade, assistimos à definição de uma pesada agenda de actividades que está a motivar situações de relação com a escola turbulenta e reactiva. Alguns pais têm optado por retirar (quando e se podem) os seus filhos deste tipo de actividades.
Como entendo que esta matéria é susceptível de diferentes entendimentos, gostaria de conhecer opiniões e experiências que ajudassem à reflexão e ao conhecimento de outras realidades que desejaria mais positivas.”
O resto tem sido conhecido e ainda penso da mesma forma sobre este equívoco 

"SOCORRO! O MEU FILHO NÃO QUER ESTUDAR". Foi interessante

Mesmo sem ter conseguido  encontrar o Manual de Instruções de que falei no Domingo a conversa foi interessante e variada, mais variada do que estava previsto. Assim acontece quando se encontram pessoas que se preocupam com o bem-estar dos miúdos.
O trabalho dos Pais é tão diverso que não se esgota nem se repete, no que corre bem ou no que corre menos bem.

DOS NEGÓCIOS DA EDUCAÇÃO


Nada de estranho, diga-se.
A essência cultural dos apoios estatais a estruturas privadas assenta nesta desregulação que, evidentemente, sairá cara aos contribuintes mas, por outro lado, alimenta uma política amigável para os interesses privados. Quase toda a história das PPPs é elucidativa. E lamentável, acrescente-se.
Por estas e muitas outras razões é de uma enorme desfaçatez mascarar os negócios da educação com referências à liberdade de educação.
Parece-me tudo bastante mais claro se falarmos em liberdade de mercado mas prescindindo do dinheiro público para o financiamento de negócios privados a não ser, obviamente, quando é prestado serviço público de educação.

A INDOMESTICÁVEL VIOLÊNCIA DOMÉSTICA

Segundo dados de 2016 da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, por dia e em média, 14 mulheres, três idosos, duas crianças e dois homens são vítimas de crime, São números inquietantes o que parece mostrar que a violência doméstica continua indomesticável.
Um outro dado relevante é o facto de que entre os agressores 7.4 % possui formação superior.
O mundo da violência doméstica é bem mais denso e grave do que a realidade que conhecemos, ou seja, aquilo que se conhece, apesar de recorrentemente termos notícias de casos extremos, é "apenas" a parte que fica visível de um mundo escuro que esconde muitas mais situações que diariamente ocorrem numa casa perto de si.
Por outro lado, para além da gravidade e frequência com que continuam a acontecer episódios gravíssimos de violência doméstica é ainda inquietante o facto de que alguns realizados em Portugal evidenciam um elevado índice de violência presente nas relações amorosas entre gente mais nova mesmo quando mais qualificada. Muitos dos intervenientes remetem para um perturbador entendimento de normalidade o recurso a comportamentos que claramente configuram agressividade e abuso ou mesmo violência.
Importa ainda combater de forma mais eficaz o sentimento de impunidade instalado, as condenações são bastante menos que os casos reportados e comprovados, bem como alguma “resignação” ou “tolerância” das vítimas face à situação de dependência que sentem relativamente ao parceiro, à percepção de eventual vazio de alternativas à separação ou a uma falsa ideia de protecção dos filhos que as mantém num espaço de tortura e sofrimento.
Nesta perspectiva, torna-se fundamental a existência de dispositivos de avaliação de risco e de apoio como instituições de acolhimento acessíveis para casos mais graves e, naturalmente, um sistema de justiça eficaz e célere.
Torna-se ainda necessário que nos processos de educação e formação dos mais novos possamos desenvolver esforços que alterem quadros de valores, de cultura e de comportamentos que minimizem o cenário negro em que vivemos. A educação é arma mais poderosa de transformação do mundo como sabiamente afirmava Mandela. No entanto, como é sabido, a formação cívica deixou de ser um conteúdo e área curricular obrigatória.
A omissão ou desvalorização desta mudança é a alimentação de um sistema de valores que ainda “legitima” a violência nas relações amorosas, que a entende como “normal”.
Tudo isto tem como efeito a continuidade dos graves episódios de violência que regularmente se conhecem, muitos deles com fim trágico.

segunda-feira, 27 de março de 2017

SENHORES PASSAGEIROS, ACABÁMOS DE ATERRAR NO AEROPORTO INTERNACIONAL CR7

De início pensei tratar-se de uma notícia do Inimigo Público. Não, o tempo foi demonstrando que é mesmo verdade. O Governo Regional decidiu baptizar o Aeroporto da Madeira com o nome de Cristiano Ronaldo com uma lógica extraordinária, “o aeroporto é nosso, escolhemos o nome que nós (quem?) quisermos”. Bem visto e na verdade ... até podia ter sido pior.
Será que ninguém se enxerga? Baptizar o Aeroporto da Madeira com o nome de Cristiano Ronaldo, um excelente jogador de futebol com 31 anos, em plena carreira profissional, só pode mesmo explicar-se com um pico de temperatura, uma dose excessiva de poncha, uma ponta de febre, sei lá.
Não, não é preconceito, tenho uma enorme paixão por futebol mas esta decisão ... é incompreensível.

A CONVERSÃO

Como assinalei em texto de há dias registo com agrado a trajectória de Alexandre Homem Cristo, um dos falcões do Observador, nos seus discursos sobre educação.
Na prosa de hoje tece uma apreciação globalmente muito positiva ao conjunto de alterações que em matéria de currículo o ME propõe ensaiar no próximo ano lectivo e que serão inspiradas na visão e modelo finlandês.
Um dia destes Alexandre Homem Cristo estará transformado num “facilitista” “eduquês” negando veementemente tudo o que escreveu durante o consulado de Nuno Crato.
Gosto de o ver a viajar por estas ideias meu caro, mudar é um sinal de inteligência. 

"ÚLTIMO TEXTO"

O "Último texto" de Alexandra Lucas Coelho que assinala a sua última peça no Público é um algo que vale a pena ler e compõe uma história de um jornal que tem sido uma referência, gostava de dizer que ainda é mas já não estou tão seguro.
A ALC foi apenas mais uma das muitas pessoas competentes que têm vindo a ser dispensadas pelo jornal.
Já aqui tenho escrito que como leitor desde o primeiro número o Público sempre foi o meu jornal. Ainda não consigo não o ler mas faço-o incomodado com os caminhos e cada vez mais com a mesma relação menos afectiva que tenho com outros meios de comunicação.
A Alexandra Lucas Coelho teria de caber num qualquer projecto de jornal que não queira dedicar-se apenas à espuma dos dias.
Eu sei que os tempos não estão fáceis para a imprensa, estarão mesmo muito difíceis. Mas assim o prognóstico é mais reservado.

DOS APOIOS ESPECIALIZADOS

Lê-se no Público que este ano tem aumentado o número de crianças e jovens que acedem ao Subsídio de Educação Especial destinado a apoiar a frequência de estabelecimentos de ensino especial e o acesso a apoios especializados não existentes nas escolas de ensino regular.
Continuam a verificar-se atrasos de natureza processual e decisões em que a equidade e igualdade de tratamento parecem comprometidas.
Este aumento do número de resultará de alterações de natureza legislativa e não do aumento do número de casos.
Este processo e as alterações que se têm verificado tem sido atribulado. Como várias vezes escrevi deveria ser repensado todo o modelo no qual assenta a prestação de apoios especializados a alunos com necessidades educativas especiais a frequentar estabelecimentos de ensino regular e o papel das instituições de educação especial.
Nesta reflexão deve ser incluído o processo de avaliação e decisão sobre necessidades e apoios que carece de melhoria face a situações bem conhecidas por quem tem alguma proximidade estas matérias e às quais já me tenho referido.
A introdução de ajustamentos de natureza processual não muda significativamente o conjunto de problemas enormes verificados, falta de recursos, falta de apoios, tempos de apoio que seriam ridículos se não estivessem em causa crianças e jovens com problemas sérios, etc.
Este conjunto de problemas é bem conhecido por parte de milhares de famílias. Não estranham mas sabem, sentem, que os seus direitos não são cumpridos.
Por outro lado, também o papel das instituições deve ser analisado pois fruto de uma característica comum a todo o nosso sistema educativo, a falta de regulação, coexiste o melhor e o menos bom sem que nada aconteça. As instituições devem ser essencialmente um recurso e não uma via.
Na verdade, apesar de boas práticas conhecidas e que merecem divulgação, em muitas circunstâncias desenvolve-se um trabalho inconsequente, assente em avaliações pouco consistentes, descontextualizado, mobilizando pouca participação e envolvimento nos contextos em que os alunos se inserem. Dito de outra maneira, o trabalho desenvolvido com estes alunos pode ser ele próprio um factor de debilização, ou seja, alimenta a sua incapacidade, numa reformulação do princípio de Shirky.
Qualidade e educação inclusiva não são muito compatíveis com um modelo que assenta no "outsourcing", na falta de articulação, coerência e de um maior envolvimento das escolas, apesar de algumas boas práticas que se conhecem. Em boa parte dos casos trata-se alunos no cumprimento da sua escolaridade obrigatória para os quais os apoios são fundamentais.
Não é nada de novo, os mais vulneráveis são sempre os que sofrem mais.
Mas não é uma fatalidade, fazemos os dias assim, como cantam os Trovante.

domingo, 26 de março de 2017

"SOCORRO! O MEU FILHO NÃO QUER ESTUDAR"

A Associação de Pais e Encarregados de Educação de um Agrupamento em Lisboa convidou-me para uma conversa ao fim da tarde de amanhã.
Preparando-me para alinhavar algumas notas que lancem a discussão, não acredito nem gosto de dar “aulas” para pais, parei na designação da iniciativa, “Socorro! O meu filho não quer estudar”.
Pensei para comigo, “Socorro! Que poderei ou deverei dizer?”
Alguém quer dar uma ajuda? Entretanto, estou a procurar desesperadamente o Manual de Instruções que não consigo encontrar e não me lembro onde o guardei.
Depois conto como correu.

TODOS BATEM NOS PROFESSORES. Enésimo episódio

As notícias sobre agressões a professores, designadamente cometidas por encarregados de educação, vão chegando com alguma frequência à comunicação social. Na sexta-feira em Setúbal ocorreu mais um episódio envolvendo um professor do 1º ciclo.
De novo algumas notas que apesar de repetidas serão necessárias. Esta questão, embora sempre objecto de rápidos discursos de natureza populista e securitária, parece-me complexa e de análise pouco compatível com um espaço desta natureza. No entanto, uma breve reflexão em torno de três eixos: a imagem social dos professores, a mudança na percepção social dos traços de autoridade e o sentimento de impunidade, que me parecem fortemente ligados a este fenómeno.
Já aqui tenho referido que os ataques, intencionais ou não, à imagem dos professores, incluindo parte do discurso de gente dentro do universo da educação que tem, evidentemente, responsabilidades acrescidas e também o discurso que muitos opinadores profissionais, mais ou menos ignorantes, produzem sobre os professores e a escola, contribuíram para alterações significativas da percepção social de autoridade dos professores, fragilizando-a seriamente aos olhos da comunidade educativa, sobretudo, alunos e pais.
Esta fragilização tem, do meu ponto de vista, graves e óbvias consequências, na relação dos professores com alunos e pais.
Em segundo lugar, tem vindo a mudar significativamente a percepção social do que poderemos chamar de traços de autoridade. Os professores, entre outras profissões, polícias ou médicos, por exemplo, eram percebidos, só pela sua condição de professores, como fontes de autoridade. Tal processo alterou-se, o facto de se ser professor, já não confere “autoridade” que iniba a utilização de comportamentos de desrespeito ou de agressão. O mesmo se passa, como referi, com outras profissões em que também, por razões deste tipo, aumentam as agressões a profissionais.
Finalmente, importa considerar, creio, o sentimento instalado em Portugal de que não acontece nada, faça-se o que se fizer. Este sentimento que atravessa toda a nossa sociedade e camadas sociais é devastador do ponto de vista de regulação dos comportamentos, ou seja, podemos fazer qualquer coisa porque não acontece nada, a “grandes” e a “pequenos”, mas sobretudo a grandes, o que aumenta a percepção de impunidade dos “pequenos”.
Considerando este quadro, creio que, independente de dispositivos de formação e apoio, com impacto quer preventivo quer na actuação em caso de conflito, obviamente úteis, o caminho essencial é a revalorização da função docente tarefa que exige o envolvimento de toda a comunidade e a retirada da educação da agenda da partidocracia para a recolocar como prioridade na agenda política.
Definitivamente, a valorização social e profissional dos professores, em diferentes dimensões é uma ferramenta imprescindível a um sistema educativo com mais qualidade. Aliás, uma das características dos sistemas educativos melhor considerados é, justamente, a valorização dos professores.
É ainda fundamental que se agilizem, ganhem eficácia e sejam divulgados os processos de punição e responsabilização séria dos casos verificados, o que contribuirá para combater, justamente, a ideia de impunidade.

sábado, 25 de março de 2017

COISAS DOS GÉNIOS

Por aqui no Monte tenho estado a seguir o Portugal-Hungria enquanto leio a imprensa de fim-de-semana.
Na sequência do terceiro golo marcado de livre directo pelo CR7, um dos especialistas comentadores da RTP afirmou, "Para os adversários tentar adivinhar o que Cristiano Ronaldo vai fazer é como decorar uma enciclopédia, para ele é como recitar a tabuada".
Fiquei esmagado, a genialidade pega-se!
Recordei aquela velha história, "Então a reunião correu bem? Muito bem, só génios éramos oito".
Retomei a leitura dos jornais na tentativa infrutífera de compreender o mundo.

DO INTERESSE NACIONAL

Apenas mais um excelente exemplo do que está por fazer e do não querer fazer em termos de transparência e qualidade ética da nossa democracia.
É também por isto que cansam os discursos assentes em falsa moralidade e hipocrisia sobre o “bem comum” e o “interesse dos portugueses”.
Coisas da pantanosa pátria nossa amada.

DA UNIVERSALIDADE DA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR

O Ministério da Educação confirmou ontem a universalidade da educação pré-escolar para as crianças com três anos em 2019. Muitas vezes as boas notícias chegam tarde e as más notícias demasiado cedo, em política também é assim mas no que respeita às boas notícias, ... vale mais tarde que nunca. Como sabemos, em Portugal a universalidade em educação é entendida como algo indicativo e não imperativo pelo que certamente muitas famílias continuarão a experimentar sérias dificuldades na acessibilidade económica e física aos equipamentos de educação pré-escolar.
Aliás, como foi noticiado muitas famílias enfrentaram grandes constrangimentos no início deste ano lectivo com a colocação das crianças de três anos por insuficiência de resposta.
No entanto e como disse, a decisão, do meu ponto de vista, é positiva e só peca por tardia.
Como muitas vezes aqui tenho referido, a falta de respostas e recursos a preços acessíveis para o acolhimento a crianças dos 0 aos 3, creches ou amas, e dos 3 aos 6 anos, a educação pré-escolar, é um dos grandes obstáculos a projectos familiares que incluam filhos, levando aos conhecidos e reconhecidos baixos níveis de natalidade entre nós, 30 % das mulheres portuguesas têm apenas um filho.
A alteração dos estilos de vida, a mobilidade e a litoralização do país, levam à dispersão da família alargada de modo a que os jovens casais dependem quase exclusivamente de respostas institucionais que, ou não existem, ou são demasiado caras. Portugal tem um dos mais elevados custos de equipamentos e serviços para crianças o que é, naturalmente, um forte constrangimento para projectos de vida que envolvam filhos.
É sabido que muitas famílias estão a sentir enormes dificuldades em assegurar a permanência dos miúdos nas creches por razões económicas. As Instituições procuram, apesar das dificuldades que elas próprias enfrentam, flexibilizar, até ao limite possível, custos e pagamento tentando evitar a todo o custo que os miúdos deixem de frequentar os estabelecimentos. Aumentaram significativamente a retirada de crianças de estabelecimentos de educação pré-escolar com o acentuar da crise com picos verificados em 2011, 2012 e 2013. Acresce a quebra da natalidade que a situação induz.
Neste quadro garantir o acesso à educação pré-escolar aos três anos e criar respostas acessíveis, física e economicamente, às famílias para as crianças dos zero aos três anos é imprescindível.
Sabemos todos como o desenvolvimento e crescimento equilibrado e positivo dos miúdos é fortemente influenciado pela qualidade das experiências educativas nos primeiros anos de vida, de pequenino é que ...
Assim, existem áreas na vida das pessoas que exigem uma resposta e uma atenção que sendo insuficiente ou não existindo, se tornam uma ameaça muito séria ao futuro, a educação de qualidade para os mais pequenos é uma delas.
Na verdade, as crianças estão a preparar-se para entrar na vida, para crescer, para ser. A educação pré-escolar num tempo em que as crianças estão menos tempo com as famílias tem um papel fundamental no seu desenvolvimento global, em todas as áreas do seu funcionamento e na aquisição de competências e promoção de capacidades que têm um valor por si só não entendidos como uma etapa preparatória para uma parte da vida futura dos miúdos, a vida escolar.
Este período, a educação pré-escolar, cumprido com qualidade e acessível a todas as crianças, será, de facto, um excelente começo da formação institucional de cidadãos. Esta formação é global e essencial para tudo que virão a ser e a fazer no resto da sua vida.

sexta-feira, 24 de março de 2017

OUTRO DIÁLOGO IMPROVÁVEL. SE EU FOSSE DIFERENTE JÁ NÃO ERA EU

Num dia destes a Maria ia a passar num corredor da escola e quase esbarrava com o Professor Velho, aquele que está na biblioteca e fala com os livros.
Olá Velho, vais estar na para a Biblioteca? À tarde passo lá.
Boa ideia, temos uns livros e uns CDs novos que acho que vais gostar. Estás bem?
Sim, mas agora na aula fiquei com a impressão de que a Setora Joana não gosta de mim.
Porque é que dizes isso?
Disse-me que eu tenho de ser diferente.
Então e porque é que tu achas que isso significa que não gosta de ti?
Velho, se tu fosses diferente já não eras como és, não é?
Bem, de certa forma tens razão, se eu fosse diferente, não poderia ser como sou.
Vês, eu gosto de ti porque tu és assim. Se fosses diferente eu não sei se gostaria de ti. Por isso não quero que sejas diferente do que és. A Setora Joana quer que eu seja diferente, é porque não gosta de mim.
Não Maria, é que …
Olha Velho está a tocar, tenho que ir para a aula. Até logo.
Por que razão lhes dizemos tantas vezes que têm de ser diferentes? 

UM APELO AOS CRIADORES DE APPS

Não há dia que não tenhamos informação de que foram criadas mais algumas aplicações informáticas (APPs) destinadas a resolver problemas das mais variadas naturezas.
Um dia destes, os dispositivos que usamos já não conseguirão acomodar tantas APPs que se tornará necessário ciar APPs para gerir as APPs.
No entanto e apesar da imensidade da oferta, existem matérias nas quais nenhuma APP que eu conheça dá uma ajuda.
Sem hierarquizar ou esgotar as áreas de necessidade, lanço um apelo às startups, aos empreendedores e geniais criadores de ferramentas informáticas para que criem urgentemente APPs que permitam entre outras realizações:
Entender as necessidades dos miúdos e responder-lhes adequadamente.
Prevenir e gerir o sofrimento e mal-estar que tantas crianças e adolescentes sentem.
Impedir a exclusão de crianças e adolescentes que não cabem na norma esolar, social ou outra.
Promover, verdadeiramente, equidade nas oportunidades.
Impedir que qualquer jovem abandone o seu processo de educação e formação sem que tenha construído um projecto de vida viável e com potencial de realização.
Estarei a pedir demais?

quinta-feira, 23 de março de 2017

DA MUDANÇA EM MATÉRIA DE CURRÍCULO

Como várias vezes tenho dito sou dos que entendo a necessidade de mudanças em matéria de currículo e também muitas vezes tenho afirmado as razões para tal entendimento pelo que as deixo de lado.
A história recente mostra que as dezenas de alterações que em matéria de currículo se foram produzindo sempre aconteceram sem que se assegurasse a avaliação séria do que está em vigor e qual o sentido da mudança. A experiência mostra ainda que as sucessivas alterações foram produzidas sem que se procurasse, não digo um consenso pois sei que em educação e em Portugal é quase impossível face a agendas e corporações de interesses, mas o envolvimento e participação dos diferentes actores intervenientes nos processos educativos na construção das alterações.
Finalmente, mostra ainda que os calendários e a metodologia das mudanças raramente permitiram que se processassem sem sobressaltos e com um mínimo de estabilidade.
Este acervo de experiência deveria ajudar a que um novo processo de mudança contrariasse a fatalidade do “sempre se fez assim”.
O que vai sendo conhecido em matéria de currículo tem claramente aspectos positivos mas também me suscita algumas dúvidas ou apreensão.
A visão de currículo parece-me caminhar num sentido diferente para melhor, não porque seja nova, mas porque tenderá a minimizar o impacto negativo de um currículo demasiado extenso, prescritivo, normativo e pouco amigável para a diversidade entre os alunos pois “normaliza” em excesso.
Parece-me também positivo que seja ensaiado e que as escolas, pelo menos no que é afirmado, tenham autonomia para gerir as alterações e a organização de conteúdos, tempos e tipologia de aulas entre outras dimensões.
Parece-me ainda positiva a alteração na gestão das opções no secundário alargando o leque de escolhas dos alunos
As minhas dúvidas e apreensão radicam em alguns aspectos.
Não me parece que as comunidades educativas tenham a informação suficiente para que se entenda, discordando ou concordando, a natureza e alcance das mudanças. Ainda não estabilizou a definição do Perfil do Aluno para o Sé. XXI. Uma boa ideia mal vendida pode transformar-se numa má ideia tal como uma má ideia bem vendida pode parecer uma boa ideia. Na minha oinião o estado de graça com que arrancou Nuno Crato assentou neste último enunciado.
Não percebo muito bem como a visão e os objectivos anunciados são compatíveis com a manutenção dos conteúdos curriculares designadamente das metas curriculares tal como estão definidas. Esta análise solicitaria mais tempo e a introdução de alterações sob pena de se criarem constrangimentos do tipo, “está previsto mas não se dá”.
Como será gerido o tempo dos docentes dada a sua “arrumação” por grupos disciplinares e a forma como está organizada a sua carreira e formação?
Com que dispositivos de avaliação externa, mas também interna, iremos trabalhar, nem tudo é compatível com tudo.
Com que efectivo de turma iremos trabalhar em “projecto”? O efectivo de turma tem impacto comprovado no nível de diferenciação das práticas pedagógicas, no clima de aprendizagem ou na acomodação da diversidade dos alunos.
Neste contexto preferia que tivéssemos mais algum tempo de construção da mudança antes de a operarmos mesmo que em regime experimental e em escala mais pequena.
Existem demasiadas dúvidas e um ruído que, sendo habitual, não é positivo. Temo que se corra, mais uma vez o risco de perder uma oportunidade esperar que novo ciclo eleitoral traga nova(s) mudança no(s) currículo(s).
Estou, no entanto, a torcer para que tudo corra o melhor possível. Já vai sendo tempo e já merecemos, sobretudo os alunos e professores.

PELA VISÃO ONLINE. DAS BIRRAS NOS MIÚDOS

Umas notas na Visão online sobre as birras nos miúdos.
(…)
(…)

quarta-feira, 22 de março de 2017

DA APRENDIZAGEM E DA ENSINAGEM

Um dia destes ao fim da tarde no mundo da avozice estava eu na sala dos 3 anos, como diz a Cecília uma amiga cá de casa, quando surgiu este diálogo.
E isto, sabes o que é?
Sei, é um farol.
É mesmo, boa, aprendeste na escola?
Não, descobri. Ensinei-me.
E é também assim que os miúdos aprendem, a ensinar-se. Se tiverem tempo e circunstância é claro.

O MUNDO ÀS COSTAS. DE NOVO

A Comissão Parlamentar de Educação e Ciência decidiu criar um grupo de trabalho para análise da Petição sobre o peso excessivo das mochilas escolares. O objectivo será a tentativa de apresentação de uma iniciativa legislativa que envolva o contributo integrado das diferentes bancadas parlamentares.
Considerando a tradicional dificuldade no estabelecimento de consensos relativamente à educação o meu optimismo é moderado mas a esperança mantém-se.
Assim sendo e apesar entender que nem tudo deveria carecer de ser legislado, o bom senso deveria bastar mas assim não é, esperemos que algo surja no sentido de minimizar a situação que para algumas crianças é mesmo pesada.
É geralmente aconselhado que o peso transportado não seja superior a 10% do peso da criança. Como há tempo aqui escrevi, não sei se haverá algum estudo mais recente mas recordo um trabalho da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa de 2011, coordenado pelo Professor Mário Cordeiro e envolvendo umas centenas de alunos entre os seis e os 13 anos de uma escola de Lisboa que mostrava que sete em cada dez miúdos transportavam mochilas com excesso de peso, acima de 10% do seu peso corporal.
Como é óbvio esta preocupação, pelas suas implicações e riscos, imediatos e a prazo, para a saúde dos miúdos, deve merecer a atenção de pais e educadores no sentido de a minimizar, embora, por outro lado, o seu transporte configure um exercício físico que disfarça a ausência de espaços e equipamentos adequados em muitas das nossas escolas e combata uma infância sedentarizada, a troco, é certo, de uma coluna castigada.
No entanto, aproveitando o espaço e o tempo de reflexão criados talvez fosse útil olhar de uma forma mais alargada para o peso excessivo que muitas crianças carregam nas suas costas.
As mochilas escolares serão apenas um dos carregos, por assim dizer, mas existem outros.
Estou a pensar no peso da pressão para que sejam excelentes.
Estou a pensar no peso da pressão para que sejam o que não são e da pressão para que não sejam o que são.
Estou a pensar no peso da pressão de viver demasiado só.
Estou a pensar no peso da pressão que leva a que, por vezes, só gritando e agitando-se se façam ouvir.
Estou a pensar no peso da pressão de não conhecer o caminho e sentir-se perdido.
Estou a pensar no peso da pressão de actividades sem fim e, às vezes, sem sentido. Estou a pensar no pessoa da pressão do depressa e bem.
Estou no peso da pressão para sejam diferentes e na pressão para que sejam iguais.
Estou a pensar no peso da pressão causada por famílias demasiado distantes ou por famílias demasiado próximas ou ainda por famílias ausentes.
Na verdade, há miúdos que carregam o mundo às costas. Entende-se as preocupações dos pediatras, ortopedistas, outros especialistas e de muitos de nos com a coluna dos miúdos.

terça-feira, 21 de março de 2017

O TRUMPISMO VEIO PARA FICAR

O falcão holandês Jeroen Dijsselbloem, presidente do Eurogrupo declarou a um jornal alemão a propósito dos países que estiveram sob planos de resgate que “Como social-democrata, considero a solidariedade um valor extremamente importante. Mas também temos obrigações. Não se pode gastar todo o dinheiro em mulheres e álcool e, depois, pedir ajuda“.
Pelos vistos o trumpismo veio para ficar.
Não é que seja surpreendente a arrogância desta gente face aos países do Sul, os PIGS, mas, pelo menos, a decência inerente a um lugar político de relevo deveria ser suficiente para regular a língua.
Gente com espinha só teria um caminho, pedir desculpa e sair discretamente pela porta pequena.
Nem desse gesto de dignidade são capazes.

OS MESTRES DE BONECOS

Talvez poucos de nós saibamos que neste dia 21 de Março também se assinala o Dia Mundial da Marioneta. 
A este propósito o DN mostra um trabalho comovente com o Mestre Maurício Rebocho um homem que vive no mundo dos “bonecos”, não dos fantoches, dos bonecos como ele insiste em afirmar.
Talvez já não haja tanta gente como o Mestre Maurício ou o meu amigo Delphim Miranda que fazem dos bonecos, das marionetas, a sua vida e com eles criam mundos.
Uma das minhas recordações mais antigas é a presença dos robertos nas praias da Costa da Caparica trazidos por um Mestre de Bonecos que armava uma barraca de lona e lá dentro manobrava as marionetas em diálogos e situações que apesar de repetidas nos faziam divertir e pedir aos pais umas moedas para o Mestre de Bonecos.
Num mundo que toma sempre novas qualidades é bom saber que existem ainda alguns Mestres de Bonecos que nos trazem coisas mágicas e que deveriam merecer mais atenção num tempo esmagado pela tecnologia e em que os miúdos mal têm tempo para sonhar.
Os miúdos gostam, tenho a certeza.

PS - Falar destes bonecos também pode ser uma forma de não esquecer que hoje também se regista o Dia Mundial da Poesia. São poéticos.

COMO CORRIGIR OS EFEITOS PERVERSOS DA SIMPATIA DE ALGUMAS ESCOLAS?

Em parecer ontem conhecido o Conselho Nacional de Educação levanta sérias dúvidas sobre a proposta elaborada pelo Comissão nomeada pelo Governo no sentido de minimizar os efeitos do procedimento de algumas escolas que inflacionam os resultados da avaliação interna no ensino secundário para beneficiar os seus alunos no processo de acesso ao superior.
Apesar de reconhecer a necessidade de introduzir ajustamentos que procurem corrigir esta reiterada simpatia de algumas escolas que estão identificadas e são maioritariamente estabelecimentos privados o CNE reservas face ao que é proposto e que entende necessitar de “reflexão acrescida”.
Apesar de reconhecer o passo positivo no sentido de minimizar uma prática por demais conhecida e que cria desigualdades e enviesamentos inaceitáveis, defendo de há muito que a questão radica numa aspecto central, a conclusão e certificação de conclusão do ensino secundário e a candidatura ao ensino superior deveriam ser processos separados.
Os exames nacionais destinam-se, conjugados com a avaliação realizada nas escolas, a avaliar e certificar o trabalho escolar produzido pelos alunos do ensino secundário e que, obviamente, está sediado no ensino secundário. Neste cenário caberiam também as outras modalidades que permitem a equivalência ao ensino secundário, como é o caso do ensino artístico especializado ou recorrente em que também se verificam algumas "especificidades", por assim dizer.
Os resultados escolares do ensino secundário deveriam constituir apenas um factor de ponderação a contemplar com outros critérios nos processos de admissão organizados pelas instituições de ensino superior como, aliás, acontece em muitos países.
O acesso ao ensino superior deveria ser um outro processo, da responsabilidade do ensino superior e sob a sua tutela.

EDUCAÇÃO E EQUIDADE

Foi ontem divulgada a informação de que 61 escolas secundárias apenas disponibilizam uma das quatro opções à entrada do secundário. Algumas destas escolas são únicas no respectivo concelho.
Acresce que segundo a informação do Portal Infoescolas em parte dos concelhos do interior as escolas apenas oferecem duas das opções, Ciências e Tecnologia e Línguas e Humanidades, obrigando os alunos a deslocações grandes e onerosas para acederem às outras áreas.
Compreendo que o equilíbrio entre a oferta formativa e a demografia não seja fácil e que os recursos são finitos.
No entanto, também sei que equidade, acessibilidade universal com igualdade oportunidades, minimizar custos de interioridade ou coesão nacional no âmbito da escolaridade obrigatória não podem ser de geometria variável. Estão em causa os projectos de vida construídos a partir da escolaridade obrigatória que implica a acessibilidade à oferta formativa e a exclusão de critérios que não sejam as capacidades, competências e motivações dos alunos, de todos os alunos.
É verdade que esta diminuta oferta formativa baixa custos e necessidades em matéria de orientação vocacional mas não pode ser este o caminho.

segunda-feira, 20 de março de 2017

ENTRE HELSÍNQUIA E LISBOA

Achei particularmente interessante o trabalho de Alexandre Homem Cristo no Observador sobre a reforma educativa em curso na Finlândia.
Achei interessante por alguns dos conteúdos da Reforma que já aqui comentei em textos anteriores e pareceu-me ainda mais curioso o texto de Alexandre Homem Cristo quando questões centrais nesta reforma estão nos antípodas da visão de Nuno Crato que tão apoiado foi, é, pelos falcões do Observador entre os quais se conta Alexandre Homem Cristo. Aliás o autor reconhece isso mesmo quando afirma, ”quando o ministro Nuno Crato defendeu ser necessário reforçar a carga horária nas disciplinas estruturantes. Mas não foi esse o caminho escolhido pelos finlandeses, que viram nestes problemas (abaixamento de resultados escolares) uma oportunidade para mudar e abrir o sistema aos saberes transversais.”
Tal opção traduziu-se numa estrutura curricular assente em programas demasiados extensos, excessivamente prescritivos e na definição de metas curriculares que, na forma como estão formuladas, fazem correr o sério risco de que o ensino se transformar na gestão de uma espécie de "check list" das metas estabelecidas implicando a impossibilidade de acomodar as diferenças, óbvias, entre os alunos, os seus ritmos de aprendizagem.
Também a hipervalorização da avaliação externa em detrimento da avaliação de natureza mais formativa. A avaliação externa é imprescindível mas não pode tornar-se o tudo na vida da escola como foi seguido com o aplauso do opinador.
Na Finlândia, o modelo curricular em desenvolvimento passou a assentar em sete competências transversais e a multidisciplinariedade é uma dimensão obrigatória. Os pressupostos definidos contemplam três eixos “Repensar o conceito de aprendizagem, que está relacionado com a ideia de colaboração e de satisfação do aluno no processo educativo. Repensar a cultura da escola e o seu relacionamento com a comunidade. E repensar os objectivos da escola e o conteúdo das disciplinas”.
Acrescento ainda recorrendo a textos anteriores outras questões definidas como base da mudança, "a questão do clima de sala de aula", o entendimento das escolas como "comunidades de aprendizagem"", "a importância da "alegria de aprender"", "a cooperação entre alunos e a sua autonomia" ou "aprender a aprender" que são identificados como "objectivos chave" e que, do meu ponto de vista, são isso mesmo, "aspectos chave".
Este entendimento mereceria certamente a classificação de “eduquês” (seja lá isso o que for) e, portanto, seria uma das fontes do mal. A este propósito, veja-se o discurso de um quintal crático, a Sociedade Portuguesa de Matemática, sobre o Perfil dos Alunos para o Séc. XXI que em alguns aspectos expressa uma visão próxima da abordagem finlandesa. Esta rapaziada queimaria numa fogueira esta reforma curricular na Finlândia.
De qualquer forma é com agrado que registo alguma mudança que me parece presente no discurso de Alexandre Homem Cristo.
Finalmente uma chamada de atenção para o entendimento finlandês de que as reformas em educação se devem processar regularmente, de forma participada, avaliada, com ciclos de vida para além dos ciclos político-eleitorais. Em Portugal, a educação é um terreno altamente permeável e apetecível para as lutas de poder e controlo da partidocracia vigente, muito divido entre quintais, corporações e umbiguismos o que lhe retira serenidade e em que as mudanças são constantes, inconsistentes e à deriva.
Como já disse muitas vezes, não se trata de comparar o que não tem comparação, trata-se de reflectir sobre o que vai acontecendo
Acho que somos capazes de fazer melhor do que tem acontecido.

NOTÍCIAS DO PROGRAMA DE TUTORIA

O trabalho do Público relativo às experiências em desenvolvimento no âmbito do programa de Tutoria desencadeado pelo ME vem mostrar algo que as boas práticas já existentes em muitas escolas e os estudos nacionais e internacionais sustentam, os programas de natureza tutorial são ferramentas sólidas e eficazes para acomodar e responder a dificuldades de alunos e professores nos processos de ensino e aprendizagem.
De há muito que defendo dispositivos desta natureza até como forma de gerir de forma adequada os recurso docentes já integrados no sistema e que manifestamente podem ser utilizados em programas de tutoria ou coadjuvação. Aliás, é também interessante o recurso a alunos para programas de tutoria com vantagens recíprocas, para tutores e para tutorandos.
Das experiências apresentadas releva também a importância da autonomia das escolas no desenho da resposta e, naturalmente, da disponibilização de recurso adequados em dimensão, competência, formação e regulação para que não corramos o risco de “queimar” um bom modelo através de uma má prática como tantas vezes tem acontecido.
Como já escrevi, face aos conteúdos previstos no Programa de Tutoria que me parecem ajustados temo que as 4 horas semanais para um grupo de até 10 alunos que cada professor tutor dispõe sejam insuficientes.
No entanto, também já estamos habituados a que o empenho, competência e profissionalismo da generalidade dos professores minimizem insuficiências que ninguém estranhará.
Esperemos que tudo corra bem.

domingo, 19 de março de 2017

COISAS DO DIA DO PAI

Dentro do espírito da época o Dia do Pai, como todos os Dias de alguma coisa, são boas oportunidade de negócio e, naturalmente, um retrato do tempo em que vivemos.
Numa montra por aqui no Alentejo, no meio de uma variadíssima oferta de prendas para o Dia do Pai, estava uma peça com um texto que não resisto a partilhar.

Pai,
Quanto estás triste,
eu também fico triste.
Quando estás feliz,
Eu também estou feliz.
Pai, por favor, fica rico.
Adoro-te

Nem sei bem o que dizer e o que quer dizer, mas esta mensagem para este efeito tem qualquer coisa de estranho e de inquietante.
Bom, se calhar estou mesmo a ficar velho.


CONVERSAS POR FAZER

É inevitável, hoje e sempre. Não é possível deixar de recordar um Homem Bom que já partiu há muito. Não partiu sem me mostrar o que nunca viu e me levar onde nunca tinha ido.
Um dia destes haveremos de acabar todas as conversas que não acabámos.
Um dia destes haveremos de começar todas as conversas que não iniciámos.
Vou contar-te tanta coisa que aconteceu e acontece que vais gostar de saber. Deixa-me só dizer-te que tens dois bisnetos que são uma bênção mágica. Não te rias, ao Simão já conto histórias com o Arranja Moinhos, todos os dias inventadas, como tu me contavas. Não não vais perceber a comparação mas um dia explico-te, ele acha que o Arranja Moinhos é como a Patrulha Pata, resolve todos os problemas
Por outro lado, é verdade que também se vão passando algumas de não vais gostar mas são assim as coisas do mundo
Até um dia destes, Pai.

sábado, 18 de março de 2017

A MAÇÃ É BOA, TEM BICHO

No Público tropecei com a referência à Cooperativa Fruta Feia que tem como “core business”, também já sei dizer estas coisas, comercializar fruta e leguminosas que tendo qualidade apresentam algumas imperfeições que as impede de entrar no mercado normal da distribuição. O nível de desperdício e perdas para os produtores é brutal pelo que é uma iniciativa importante.
Num tempo em que burocracia, europeia e portuguesa, e os mercados normalizam tudo o que podem e em que como nunca "os olhos também comem", uma quantidade brutal de produtos não corresponde a normas de aspecto e calibragem mas mantêm a intacta a qualidade.
Algumas notas sublinhando desde logo que é positiva e um bom sinal a adesão que este aproveitamento está a merecer por parte de muitos consumidores, para além do benefício para os produtores.
A Organização para a Alimentação e a Agricultura, da ONU, estima que 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos, um terço do que é produzido, são desperdiçadas com um custo de anual de 570 mil milhões de euros para a economia global, permitiriam alimentar 925 milhões de pessoas que passam fome todos os dias. Vivemos num mundo estranho.
Recordo que no Ciclo de Conferências realizado pela Gulbenkian em 2013, foi apresentado um trabalho “Do Campo ao Garfo – Desperdício Alimentar em Portugal" que avaliava em um milhão de toneladas o desperdício de alimentos entre a produção e o consumo, o que parece verdadeiramente significativo num tempo de pobreza e dificuldades, nacionais e internacionais.
Creio que muitas vezes achamos que desperdício é coisa de gente rica, os pobres não desperdiçam o que, obviamente, não corresponde à realidade como os estudos evidenciam. O desperdício é um subproduto dos modelos de desenvolvimento e dos sistemas de valores que deveria merecer uma fortíssima atenção estabelecendo como objectivo reduzir em 50% o desperdício até 2025. Na verdade, de acordo com esse relatório a União Europeia que tem 79 milhões de pessoas a viver abaixo do limiar de pobreza, 15,8% da população, e desperdiça anualmente cerca de metade do que consome em alimentos. Este desperdício corresponde a 89 mil milhões de toneladas, um assombro.
Voltando aos produtos com mau aspecto, um trabalho há tempos divulgado avaliava em 30% os produtos que reunirão a qualidade exigida mas que os consumidores devido ao seu aspecto não adquirem pelo que a distribuição também não os compra aos produtores.
Na verdade, seja pelas estapafúrdias exigências, entretanto aligeiradas, das normas europeias, seja pela "esquisitice" dos consumidores, muita fruta e hortícolas de boa qualidade são desaproveitados e criminosamente desperdiçados.
A este propósito, lembrei-me de uma história passada no Meu Alentejo. Estávamos numas lérias quando um companheiro do grupo afirmou que só comia fruta que tinha bicho, "é a que presta".
Perante a nossa estranheza explicou, "essa fruta que se vê aí grande e a brilhar e sem bicho não presta, Então nem o bicho lhe pega e vou eu comê-la? Isso é que era bom, se a fruta não é boa para o bicho, é boa para mim?"  
Sendo certo que os olhos também comem, o embrulho nem sempre corresponde ao conteúdo.

UMA NOVA PROPOSTA PARA OS CURRÍCULOS ESPECÍFICOS INDIVIDUAIS

Leio no Público que no I Seminário Escola Inclusiva: Desafios, a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes anunciou que em breve “em breve, afirmou nesta sexta-feira que "em breve" “será apresentada uma nova proposta para os currículos específicos individuais dos alunos com deficiência, no âmbito de uma flexibilização curricular”. Já lá vamos.
Terá ainda declarado que estando a esmagadora maioria dos alunos considerados com NEE colocados nas escolas regulares (98%) em muitas circunstâncias a ideia de “educação inclusiva” está por cumprir. Estamos de acordo.
Tal situação estará associada a “debilidades” que segundo a IGEC, se centram em aspectos organizativos, de planeamento e de práticas de ensino e de aprendizagem. Nada de novo, sucessivos relatórios anuais da IGEC que aqui comentei, têm vindo a identificar vários constrangimentos.
No entanto, para além destes constrangimentos, reais e pesados, importa também não esquecer algo que do meu ponto de vista é importante, a falta de regulação do trabalho desenvolvido o que, e aqui sim o sistema educativo é inclusivo, tem uma enorme latitude de acolhimento, acomoda práticas de excelência ao lado de práticas de exclusão, estranhamente em nome da inclusão e sem um sobressalto.
A ver vamos o que dá.
Uma outra questão e prende-se com a introdução é o currículo. Não sei o que quererá dizer “uma nova proposta pra os currículos específicos individuais no âmbito de uma flexibilização curricular” de que, aliás, apenas conhecemos a intenção e muito pouco dos conteúdos.
Vejamos. Como tantas vezes tenho afirmado o modelo e conteúdos curriculares que temos nos últimos anos, normativos, fechados, prescritivos e extensos são pouco amigáveis das diferenças entre os alunos, são mais amigáveis a uma pouco sustentada ideia de normalização, todos são capazes de aprender, da mesma forma, as mesmas matérias, ao mesmo tempo. Veja-se a questão das metas curriculares, tal como estão definidas e não a sua existência, naturalmente.
Neste contexto, a tentação legislativa e prática é que se um aluno não “cabe” neste currículo e muitos não “cabem” é criar, admitir, “alternativas curriculares, com designações e alcance diversos, para onde derivam os alunos não “normalizáveis” acentuando-se a questão à medida que se intensificam as dificuldades ou limitações dos alunos.
Assim chegámos ao “Currículo Específico Individual”, uma bizarrice conceptual que, temo continuar a existir ainda que, provavelmente e ainda bem, mais parcimoniosamente administrada. Na verdade, apesar de muitas tentativas e alguma pesquisa ainda não consegui entender muito bem como um Currículo “individual” não seria específico. Mas bom, temos o CEI, aliás, até oiço com demasiada frequência referir os CEIS, isto é, os alunos com CEIs. Sem comentários.
As sucessivas “alternativas” curriculares que terminam no CEI acabam por se tornar uma espécie de “gueto”, às vezes também com fronteiras físicas, do qual muito dificilmente algum aluno sairá e se aproximará de uma trajectória mais próxima dos seus colegas de idade e percurso escolar.
Acresce que para este “CEI” são enviados alunos com algumas problemáticas e idades para as quais essa “condenação” parece injustificável e, como disse, com consequências muito pesadas.
Sim, não precisam de me dizer, eu sei, que a realidade não é toda assim, existem muito boas práticas, é verdade. Mas também é verdade que parte da realidade é a que descrevo.
Curiosamente, tudo o que acontece, de bom ou menos bom é feito em nome … da inclusão. Como sempre, aliás.
Como já disse não sei em que consistirá a “nova proposta” para o CEI mas a sua manutenção não me anima.
Parece-me menos burocrático, mais eficaz e mais amigável da inclusão um trajecto de autonomia responsável e regulada das escolas, técnicos e professores que face a alunos para os quais uma avaliação competente e oportuna sustentasse a existência de um Programa Educativo Individual, esta sim uma ferramenta imprescindível. Este PEI contemplaria quando justificado pelos órgãos pedagógicos da escola e com o envolvimento de técnicos e pais uma área de adaptação curricular com conteúdos definidos a partir do currículo geral que como disse carece de ajustamentos. De forma integrada e também com uma visão menos administrativa e burocratizada deve ser pensada a questão da avaliação e certificação que, mais uma vez, com regulação nacional deve fazer parte do quadro de autonomia da escola.
Como tantas vezes tenho dito a questão do currículo é uma questão chave em matéria de inclusão. Entendido o currículo de uma forma é uma chave que fecha, entendido o currículo de outra forma é uma chave que abre. Veremos que chave aí vem. 

CONTINUAMOS LIXO

Os abutres da Standard and Poor's decidiram, são eles que decidem, que Portugal continua “lixo”. Abutres sem alma gerem um deus chamado mercado, transformam em lixo o que e quem muito bem entendem à luz dos seus objectivos de saque imoral e escandaloso, criando milhões de pobres, esses sim assumindo a condição de lixo.
Estas agências são cabeças de um polvo que as alimenta e que delas se alimenta, transformam países em lixo, empresas em lixo, bancos em lixo com critérios que, frequentemente, nem os especialistas entendem mas que a alguém certamente servem.
Talvez seja de recordar que a Standard and Poor's notou com o máximo, AAA, o Lehman Brothers dias antes do seu colapso em 2008 com as consequências que bem conhecemos. Naturalmente que à agência que promoveu tão rigorosa avaliação não aconteceu nada, a nós e a muitos milhões de outras pessoas aconteceu tudo.
Para essa gente, nós, portugueses, também somos e continuamos lixo, os nossos bancos são lixo, as nossas empresas são lixo, enfim, vamos esperando pela reciclagem de que os abutres ditam as regras e com as quais continuarão a sacar.
Como diz o povo, só à vassourada, mas não é só no lixo, é nos abutres que nos transformam e tratam como lixo.

sexta-feira, 17 de março de 2017

IRREQUIETOS, DISTRAÍDOS, INSTÁVEIS OU ... COM SONO

No âmbito do Dia Mundial do Sono, existe um dia mundial para tudo, a imprensa faz hoje referência ao aumento exponencial do consumo de produtos para “ajudar” a dormir e ao facto de muitos trabalhos evidenciarem a insuficiência do tempo de sono presente no estilo de vida de muitos de nós. Esta situação é particularmente importante nos mais novos e muitas vezes aqui a tenho referido. De novo algumas notas.
Recordo um estudo de 2016 da Universidade do Minho que sugere que cerca de 72% de mais de quinhentas crianças e adolescentes inquiridos, dos 9 aos 17, dormem menos do que seria recomendável para as suas idades.
Umas das principais causas apontadas é a presença de aparelhos como computadores, tablets ou smartphones no quarto.
Em primeiro lugar importa sublinhar algo que todos sabemos mas negligenciamos, a qualidade do sono é um dos mais importantes contributos para o bem-estar geral, incluindo a vida escolar.
Em 2013, um estudo da University College of London mostrava o impacto negativo que a ausência de rotinas como deitar à mesma hora podem ter no bem-estar e saúde das crianças afectando, por exemplo, o processamento da aprendizagem.
A relação entre os estilos de vida e as rotinas, higiene e qualidade do sono dos mais novos são conhecidas e estudadas, mas importa sempre sublinhar a sua importância.
Um estudo recente realizado nos EUA acompanhando durante seis anos 11 000 crianças encontrou fortes indícios de relação entre perturbações do sono e o desenvolvimento de problemas de natureza diferenciada no comportamento e funcionamento das crianças.
Esta questão, os padrões e hábitos de sono das crianças e dos adolescentes, é algo de importante que nem sempre parece devidamente considerada.
A falta de qualidade do sono e do tempo necessário acaba, naturalmente, por comprometer a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Todos nos cruzamos frequentemente nos Centros Comerciais, por exemplo, com crianças, mais pequenas ou maiores, a horas a que deveriam estar na cama e que, penosa mas excitadamente, deambulam atreladas aos pais.
É certo que algumas investigações sugerem que parte das alterações verificadas nos padrões e hábito relativos ao sono remetem para questões ligadas a stress familiar e sublinham o aumento das queixas relativas a sonolência e alterações comportamentais durante o dia.
As situações de stresse familiar serão importantes mas parece-me necessário não esquecer alguns aspectos relacionados com os estilos de vida, quer com as rotinas, quer com a utilização regulada das novas tecnologias. Durante o dia, as crianças e adolescentes passam boa parte do seu tempo saltitando de actividade para actividade, passam tempos infindos na escola e, muitos deles, são pressionados para resultados de excelência. Muitos trabalhos mostram também que boa parte das crianças e adolescentes terão computador ou televisor no quarto, além do telemóvel e smartphones.
Acontece assim que durante o período que seria dedicado ao sono, sem regulação familiar muitas crianças e adolescentes continuam diante de um ecrã. Como é óbvio, este comportamento não pode deixar de implicar consequências nos comportamentos durante o dia, sonolência e distracção, ansiedade e, naturalmente, o risco de falta de rendimento escolar num quadro geral de pior qualidade de vida.
Creio que, com alguma frequência, alguns comportamentos e dificuldades escolares dos miúdos, sobretudo nos mais novos que por vezes, sublinho por vezes, são de uma forma aligeirada remetidos para problemas como hiperactividade ou défice de atenção, podem estar associados aos seus estilos de vida ou aos modelos educativos, universo onde se incluem os hábitos e padrões de sono como, aliás, alguns estudos e a experiência de muitos profissionais parecem sugerir.
Considerando as implicações sérias na vida diária importa que se reflicta sobre a atenção e ajuda destinada aos pais para estas questões  e que apesar a utilização imprescindível e útil destes dispositivos seja regulada e protectora da qualidade de vida das crianças e adolescentes.
A experiência mostra-me que muitos pais desejam e mostram necessidade de alguma ajuda ou orientação nestas matérias.

DA OBSCENIDADE

António Mexia recebeu €5.578 brutos por dia no ano passado

Bom dia, posso dizer uma obscenidade? Obrigado. Então com a vossa licença lá vai.
F....-se!
Assim, ficam duas obscenidades!
Deve ser a isto que chamam o mercado regulado. Não tenho a certeza se os consumidores pensam o mesmo.

quinta-feira, 16 de março de 2017

CADERNO DE ENCARGOS

João, são horas de te deitares. Já sabes.
Fizeste os trabalhos de casa?
Estudaste para o teste de história?
Já tens a mochila arrumada?
Não te esqueças da roupa para Educação Física.
Toma atenção nas aulas, não estejas de conversa e distraído.
Porta-te como deve ser.
Não gastes o dinheiro em porcarias no bar, come coisas de jeito.
Toma cuidado com a roupa, não a estragues nem sujes.
Não te esqueças de material na escola que está tudo muito caro.
Não andes com aquele Tiago que se só faz asneiras e depois tu vais atrás dele.
Tens o passe do autocarro? Toma cuidado, não o percas.
Pergunta à directora de turma se posso ir lá falar com ela.
Está ali o papel assinado para ires à visita de estudo, não te esqueças dele e pergunta a que horas é preciso estar na escola na escola.
Vê lá se não passas o tempo a brincar, sem trabalho não se vai a lado nenhum. Vê lá o que aconteceu ao Rui do 3º andar, já chumbou três vezes.
Não leves o relógio para a escola, podem roubar-to.
No caminho da escola não fales com gente que não conheces.
Olha que não quero receber outro recado da Professora de Inglês porque lhe respondeste torto.
Vê como a tua prima Carolina é arrumada e se porta sempre bem.
Agora João, dorme descansado, amanhã é dia de escola.

UM CAMINHO PARA MAIS SUCESSO EDUCATIVO E ESCOLAR

No DN e também no Público refere-se o impacto positivo do trabalho desenvolvido nas escolas no âmbito colaboração com a Associação EPIS. Estão em linha com avaliações anteriores e de outros trabalhos da mesma natureza que se constituem como boas ferramentas de promoção do sucesso educativo e escolar.
É também por isto que o Programa Tutorial que está em desenvolvimento é, potencialmente, um dispositivo interessante conforme já tenho afirmado e as boas práticas nacionais e internacionais vêm confirmando.
A questão é que exigem recursos nem sempre disponíveis em quantidade e adequação ou têm o suporte de estruturas exteriores á escola como é o caso da EPIS, não que seja negativo mas porque não chega a todas escolas.
O Programa de Tutoria em desenvolvimento terá a vantagem de ser operacionalizado pela equipa da escola.
No entanto, como também disse, parece claro que em quatro horas semanais com 10 alunos para um programa de tutoria com o perfil e objectivos definidos e que me parecem adequados, dificilmente me deixa ser optimista quanto a resultados significativos embora, naturalmente, deseje muito que tal aconteça.
Vejamos as funções atribuídas.
a) Reunir nas horas atribuídas com os alunos que acompanha;
b) Acompanhar e apoiar o processo educativo de cada aluno do grupo tutorial;
c) Facilitar a integração do aluno na turma e na escola;
d) Apoiar o aluno no processo de aprendizagem, nomeadamente na criação de hábitos de estudo e de rotinas de trabalho;
e) Proporcionar ao aluno uma orientação educativa adequada a nível pessoal, escolar e profissional, de acordo com as aptidões, necessidades e interesses que manifeste;
f) Promover um ambiente de aprendizagem que permita o desenvolvimento de competências pessoais e sociais;
g) Envolver a família no processo educativo do aluno;
h) Reunir com os docentes do conselho de turma para analisar as dificuldades e os planos de trabalho destes alunos
Quem conhece a realidade das escolas e as problemáticas complexas dos alunos em insucesso, com desmotivação, desregulação de comportamento, ausência de projecto de vida, falta de enquadramento e suporte familiar, lacunas graves nos conhecimentos escolares de anos anteriores, etc., quase sempre presentes e só para referir dimensões relativas aos alunos, percebe a dificuldade de reverter, para usar um termo em voga, o seu trajecto escolar.
À luz do que me parece ser um trajecto de defesa da efectiva autonomia das escolas, preferia que, dando o ME orientação e a possibilidade de gerir e alocar recursos a estes programas, que fossem as escolas a organizar os seus programas de tutoria, definindo destinatários, professores e técnicos envolvidos, tempos de realização e objectivos a atingir.
Caberia, evidentemente, às escolas e ao ME a regulação e acompanhamento dos programas e a sua avaliação.
Sabemos, é uma referência comum, a existência de “constrangimentos” que pesam nos recursos disponíveis.
No entanto, mais uma vez e não esquecendo a necessidade de combater desperdício e ineficácia, é bom recordar que a qualidade da educação e a promoção do sucesso para todos os alunos não representam despesa, são investimento.
Estratégias desta natureza, com comprovada eficácia, deveriam ser uma prioridade em termos de recursos e investimento.
Os custos que envolverão serão certamente compensados pelos custos que pouparão em abandono e exclusão.