sábado, 26 de dezembro de 2015

O HOMEM QUE PEDIU A DESISTÊNCIA DE SAMPAIO DA NÓVOA

A argumentação é arrasadora, "inexperiência política", "impressionante desconhecimento do país”, “não merece o lugar”, “ter aberto o caminho a uma vitória fácil da direita” “derrota certa nos debates quando confrontado com as suas tremendas fragilidades e contradições”, “pôr os seus interesses pessoais à frente de tudo”, “extremismo das posições políticas” são alguns exemplos.
Quando li confesso que de início senti uma certa dificuldade em perceber como é que este conjunto de afirmações se aplicava a Sampaio da Nóvoa.
Creio que, passe a imodéstia, consegui entender. Dado que anda estamos na época de Natal, portanto de solidariedade, e que pode acontecer que alguém sinta a mesma dificuldade que eu, deixo uma pequena ajuda para descodificar as afirmações extraordinárias de Cândido Ferreira, uma figura de altíssimo relevo na vida portuguesa.
Quando refere que Sampaio da Nóvoa apresenta “inexperiência política” quer dizer que não tem um percurso construído dentro de um aparelho partidário e o desempenho de cargos de extrema relevância como Presidente de uma Federação Distrital partidária.
Quando refere que Sampaio da Nóvoa revela um “impressionante desconhecimento do país” deve entender-se, na linha do que escrevi acima que não conhece por dentro os meandros da “partidocracia” e do aparelhismo. Como é sabido só é possível conhecer o chamado “país real” através da vivência de um aparelho partidário.
Quando afirma que Sampaio da Nóvoa “não merece o lugar” parece claro o sentido. Não sendo Sampaio da Nóvoa um de “nós”, os alpinistas que sobem através de obras notáveis nos aparelhos partidários e pelas quais são devidamente recompensados, como pode então aspirar à Presidência, não tem currículo, nunca foi, por exemplo, Presidente de uma Federação Distrital partidária, Presidente de um partido como Maria de Belém ou  Marcelo Rebelo de Sousa, esses sim currículos que fazem merecer a Presidência.  
Quando acusa Sampaio da Nóvoa de “ter aberto a vitória a uma candidatura fácil da direita”, a mensagem subliminar é que Sampaio da Nóvoa será o candidato em melhores condições de contrariar o peso mediático do famoso “entertainer” político também conhecido por Professor Marcelo, ou seja, não serve objectivamente os interesses de um grupo que também fabricou a candidatura de Maria de Belém.
Cândido Ferreira solicita ainda a desistência de Sampaio da Nóvoa por “pôr os interesses pessoais à frente de tudo”. Não foi fácil mas creio que percebi. Sampaio da Nóvoa tem feito uma pré-campanha em que as iniciativas e os discursos são dirigidos para Portugal e para os Portugueses, para as diferentes dimensões da nossa vida comum e visando a construção de um projecto em que todos caibamos. Torna-se assim evidente que os interesses de Sampaio da Nóvoa colidem com os interesses de ocasião arrumados em torno da luta pelo poder e pela sua distribuição protagonizada pelos aparelhistas de serviço com a devida compensação pelos bons serviços. De facto, existe uma séria divergência de interesses.
Finalmente, Sampaio da Nóvoa deveria desistir porque, acha o enorme Cândido Ferreira, apresenta um “extremismo das ideias políticas”. Aqui parece-me mais claro, Sampaio da Nóvoa entende que a política é a gestão do bem estar das pessoas, de todas as pessoas, e não dos mercados, que a política dever ser realizada com valores, com ética e solidariedade e coesão social. Torna-se claro que posições radicais desta natureza deveriam ser banidas e não podem ser toleradas como bem tem afirmado do Cavaco Silva.
Depois deste pequeno exercício de interpretação da carta aberta de Cândido Ferreira a solicitar a desistência de Sampaio da Nóvoa fiquei ainda mais ciente de como a candidatura de Sampaio da Nóvoa é um imperativo e de como seria importante a sua eleição que será difícil mas terá de ser possível.
Fiquei, no entanto, com uma pequena dúvida. De quem será a mão que Cândido Ferreira irá lamber e lhe fará umas festas na cabeça por ter realizado esta tarefa?

6 comentários:

Margarida Belchior disse...

Excelente, José Morgado. Vou partilhar.
Bjs

Zé Morgado disse...

Olá Margarida. Bom Ano

Metodologias disse...

Gostei muito da carta resposta ao "Cândido" sem candura nenhuma...aposto no Prof Sampaio da Novoa e espero verdadeiramente que ele lá chegue! Tal como ele (Sampaio da Novoa) diz, espero poder dizer "Obrigada" (português, nível +profundo,diferente de um simples agradeço, ou dou graças) a todos aqueles que como eu se foram progressivamente desinteressando da política e que finalmente veem uma Luzinha no final do túnel, no horizonte de 2016. Boas entradas e que tragam essa felicidade...
Ana e Carlos Lopes

conceicao amaro disse...

Excelente. Sem presunção, subscrevo a sua carta resposta, bem como o comentário acima, de Ana e Carlos Lopes.
Porque Estou Farta. Porque preciso de acreditar, porque preciso de mudança. E aqui sinto esperança!
Obrigada.

Zé Morgado disse...

Se o tempo de antena que Marcelo tem há anos não for suficiente para ganhar na 1ª volta acredito que é possível a vitória de Sampaio da Nóvoa. Tem de ser possível.

Manuel Araújo disse...

Eu pensava que o PS não tinha gente de tão baixo calibre, apesar dos meus sessenta e alguns de idade.Resta me fazer figas por Sampaio da Novos e que consiga forçar uma segunda volta eassim arrasar o filho do ministro salazarento.